Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

De dieta? Estes são os erros mais comuns que deve evitar

Comprou um par de calças com o número abaixo? Não o devia ter feito.

De dieta? Estes são os erros mais comuns que deve evitar
Notícias ao Minuto

11:00 - 26/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Especialista

São muitos os fatores que podem condicionar a perda de peso, contudo, não há nada pior do que as falsas expectativas e a incapacidade de traçar objetivos reais.

Quem o diz é Charles Chen, um conceituado chef norte-americano que teve de lutar contra o excesso de peso quando ainda era adolescente. Agora, e já com um peso saudável, ajuda outras pessoas a fazerem melhores escolhas nutricionais e, acima de tudo, a terem a plena noção das suas capacidades.

Ao site Mind Body Green, Chen lista aqueles que são os erros mais comuns quando se está a fazer dieta e que resultam em nada mais, nada menos do que na incapacidade de dizer adeus aos quilos extra.

E um dos erros mais frequentes – e que mais pode levar ao fracasso ou desilusão – diz respeito ao hábito de comprar roupa com um tamanho abaixo. Embora muitas pessoas vejam esta técnica como uma forma de motivação, a verdade é que a incapacidade de vestir estas peças a curto ou médio prazo pode afetar negativamente a auto-estima e a capacidade de fazer frente aos quilos a mais. Além disso, diz Charles Chen, “a motivação tem de vir de algo mais profundo”, como a vontade de ter mais saúde, a necessidade de ter mais energia ou a capacidade de fazer coisas até agora impossíveis.

Não dar ouvidos ao corpo é um outro erro comum, especialmente quando está em causa a compreensão da fome ou os sinais de cansaço que vão aparecendo e que muitas pessoas ignoram. Diz ainda o especialista que as pessoas devem dar ouvidos ao próprio corpo e não às dietas que os outros fazem e que possivelmente não vão resultar.

Como já lhe contámos aqui, o segredo para a perda de peso e para um estilo de vida saudável foca-se, em grande parte, na regra 80%-20% (proporção de dieta e exercício físico, respetivamente), contudo, as pessoas jamais devem concentrar todas a atenção na comida, desvalorizando outros fatores que podem impedir a perda de peso, como é o caso do stress, do sono e da atividade física. Chen diz que de nada vale apenas pensar em comida que faça emagrecer quando não se está relaxado o suficiente para a saborear.

A falta de compromisso e entrega na luta contra o peso, querer fazer sempre mais e mais (mesmo quando o corpo assim não o permite) e o constante sentimento de culpa sempre que se dá uma pequena facada na dieta são outros dois erros comuns e que nada mais fazem do que comprometer o processo de emagrecimento.

Para Chen, os deslizes na dieta são comuns e até benéficos, desde que as pessoas saibam avaliar as consequências de tal e, sobretudo, aprendam a valorizar o prazer que a comida lhes deu, evitando sempre o sentimento de culpa, mas, claro, sem tornar estes deslizes numa rotina.

Por fim, mas não menos penoso ou comum, está o erro de querer mudar a alimentação muito drasticamente. Se imitar a dieta dos outros é já de evitar, mudar os hábitos alimentares de uma forma extrema pode ser verdadeiramente penoso para a saúde.

Mas se pensa que estes são os únicos erros que as pessoas cometem quando querem perder peso, está enganado. Eis os 30 piores erros que pode estar a cometer quando faz dieta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório