É por estas razões que tem fome mesmo depois do pequeno-almoço

É comum acabar uma refeição e momentos depois sentir fome?

É por estas razões que tem fome mesmo depois do pequeno-almoço

© iStock

Daniela Costa Teixeira
26/04/2017 08:00 ‧ 26/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Rotina

O pequeno-almoço é visto como a refeição mais importante do dia por marcar o fim do jejum prolongado da noite. Há quem aposte na ingestão de alimentos mais calóricos e açucarados para matar de uma vez a gula, mas há também quem prefira uma refeição mais saudável e leve.

Contudo, independentemente do tipo de pequeno-almoço que se faz diariamente, há pessoas que sentem fome pouco depois de terminarem a refeição. A explicação é simples: estas pessoas tendem a cometer alguns dos pecados mais comuns, diz a revista Prevention, salientando que têm a ver com a escolha errada dos alimentos.

Comecemos pela fruta. Embora este alimento deva constar naquela que é a primeira refeição do dia, o consumo deve ser moderado e, acima de tudo, ponderado, uma vez que os smoothies podem ser uma verdadeira bomba calórica e uma refeição que nada mais faz do que criar picos de açúcar no sangue, o que facilita a sensação de fome a curto prazo. O ideal, diz a nutricionista Racheal Link, é incluir uma peça de fruta num pequeno-almoço variado ou optar por um smoothie composto maioritariamente por vegetais.

As opções sem glúten são fundamentais para as pessoas com a doença celíaca, mas são também uma excelente alternativa para quem pretende evitar o inchaço abdominal. Contudo, o erro aqui está na escolha de alimentos sem glúten industrializados e que estão à venda em grandes superfícies.

A fome logo após ao pequeno-almoço acontece também a quem tem o hábito de barrar a sua tosta ou panqueca com compota, não adicionando qualquer tipo de proteína. Mais uma vez, e tal como acontece com o excesso de fruta, o pecado está na quantidade de açúcar e no impacto que isso tem nos níveis de glicose no sangue.

Como destaca a publicação, tanto o iogurte natural ou grego como as papas de aveia são uma excelente opção para o pequeno-almoço e ambos podem ser altamente saciantes… a não ser que se abuse nos toppings e se opte por comportas, frutas ou adoçantes artificiais.

Usar a proteína em pó errada é também uma das razões para se sentir fome depois de tomar o pequeno-almoço, especialmente quando esta é composta por açúcar, xarope de milho, aditivos e outros corantes.

Por fim, mas não menos impactante na fome, está o café com açúcar. É sabido que o café faz parte da rotina matinal de uma boa parte das pessoas e é igualmente sabido que são muitas as que continuam a adoçá-lo com açúcar e mais açúcar.

Se a sensação de fome é comum ao longo do dia, está na hora de aprender a entender e a controlar. E já agora, sabia que estes alimentos saudáveis ajudam a enganar o cérebro e a fome?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas