As dez fontes de fibra que deve começar a comer já

A inclusão de fibra na alimentação diária é uma das formas mais seguras e eficazes de promover a saúde. Veja os alimentos que deve comer.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
12/04/2017 20:00 ‧ 12/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

As fibras alimentares são compostos que têm muitos efeitos benéficos no nosso organismo, assumindo, na verdade, um papel fundamental para o bom funcionamento do mesmo e para a boa saúde geral.

A ciência aponta estes compostos como um verdadeiro elixir da longevidade e como uma das formas mais seguras e eficazes de promover a saúde, não estivesse a fibra presente na grande maioria dos 100 alimentos que combatem a fome de uma forma super saudável.

O consumo deste nutriente deve ser diário e deve ser uma das principais preocupações de quem procura um estilo de vida saudável e equilibrado, devendo variar entre a ingestão de fibras solúveis e fibras insolúveis. E se pensa que a maçã é o alimento com mais fibra engana-se, é, de facto, dos mais poderosos, mas existem muitos outros que deve ter sempre em conta.

De acordo com a revista Men’s Fitness, a framboesa é um dos exemplos mais sonantes, visto que uma chávena deste fruto contém mais fibra do que três fatias de pão integral. Também o abacate é uma excelente opção, tendo cada unidade cerca de nove gramas de fibra.

Além do elevado teor de proteína, a chia é também uma fonte de fibra, bastando apenas uma colher de sopa para que o organismo consiga obter cerca de cinco gramas deste nutriente. Já as sementes de linhaça oferecem uma boa quantidade de fibra, numa proporção de quatro gramas por cada duas colheres de sopa.

Como não poderia deixar de ser, também a aveia consta na lista da revista norte-americana, não fosse este cereal um das fontes de fibra mais potentes: cerca de cinco gramas por apenas um quarto de chávena. Já um quarto de chávena de lentilhas cozinhadas oferece nada mais, nada menos do que 12 gramas de fibra.

No leque de ‘verdes’, os brócolos são das apostas mais certeiras, visto que é apenas necessária uma chávena deste alimento para se ingerir cinco gramas de fibra, a mesma quantidade verificada no repolho. A couve-de-bruxelas, por seu turno, vai à frente nesta corrida: Sete unidades equivalem a dez gramas de fibra.

Por ser um nutriente que promove a sensação de saciedade, a fibra é também um dos elementos presentes entre os 50 alimentos mais saudáveis para conseguir emagrecer.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas