Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Aftas: Por que surgem, como as aliviar e como tratar

Aftas, assim que aparecem terá de viver com elas cerca de uma semana e ficar de lágrimas nos olhos cada vez que bebe sumo de laranja ou come algo salgado ou ácido. Mas é possível preveni-las, aliviar a dor e até fazer com que sarem mais depressa.

Aftas: Por que surgem, como as aliviar e como tratar
Notícias ao Minuto

14:39 - 11/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

As aftas são basicamente feridas que ganha no interior da boca e geralmente surgem quando algo irrita aquele local, como comida picante ou ácida, ou até a própria escova de dentes que ali passa quando faz a escovagem.

Mas há outros fatores que podem estar envolvidos. O canal de YouTube SciShow revela que vários estudos sugerem que as aftas tendem a surgir mais quando as pessoas estão especialmente stressadas, possivelmente por causa as hormonas de stress que o corpo liberta e que provocam inflamação. Deficiência nutricionais, como falta de ferro ou de vitamina B12, também podem estar na origem das aftas.

Há ainda quem sofra de Estomatite Aftosa Recorrente, o que significa que têm aftas particularmente dolorosas que vão sempre reaparecendo. Os cientistas não sabem ao certo porque é que algumas pessoas sofrem desta condição, mas apontam que pode dever-se a fatores genéticos ou altos níveis de stress.

Portanto, se as aftas são um problema comum, pode tentar preveni-las evitando alimentos picantes e ácidos e tendo cuidado ao escovar os dentes.

Se ainda assim elas aparecerem, pode tentar aliviar a dor com tratamentos que os dentistas recomendam. Nomeadamente produtos com benzocaína. Pode ainda enxaguar a boca com peróxido de hidrogénio diluído, que queima mas mata as bactérias da afta, ou ainda usar um esteroide chamado fluocinonida que ajuda a afta a sarar mais rápido.

Quem sofre de Estomatite Aftosa Recorrente deve consultar um médico para que lhe seja receitado algo mais forte.

Recorde ainda: Mitos e verdades sobre as aftas e seis truques para diminuir a dor que provocam.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório