São muitas as explicações encontradas para o facto de os homens se tornarem, a dada altura da vida, carecas. Muitas dessas explicações não passam, afinal, de mitos. Desvendamos-lhe cinco, com a ajuda da Men's Health.
A culpa é do teu avô
É comum pensar-se que se o pai da mãe de um homem é careca, esse homem não escapará ao destino e sê-lo-á também careca um dia. Acontece que isso não é verdade. Quem o diz é Joshua Zeichner, especialista em cosmética e dermatologia de um hospital de Nova Iorque. E a razão é simples: O cabelo é algo poligenético, ou seja, são os genes de mais de uma pessoa da família a influenciar o que vai acontecer.
Homens carecas têm mais testosterona
É comum dizer-se que os homens carecas são 'vítimas' dos níveis elevados de testosterona. Na realidade, estudos têm mostrado que os homens que ficam carecas e os que não ficam têm o mesmo nível dessa hormona. A questão prende-se mais com o quão sensíveis são os felículos capilares à influeência das hormonas. E o que é que determina essa sensibilidade? Genética.
Apanhar muito sol pode estar a 'queimar' o cabelo
Apesar de as radiações serem nocivas à pele, omo se sabe, elas não são exactamente culpadas da calvície. O que acontece é que depois de uma temporada na praia, com o cabelo exposto ao sol e ao mar, o cabelo enfraquece e fica mais quebradiço. Isto acontece mais às raparigas mas não é razão para não usar um chapéu e um protetor solar para cabelos.
Usar boné muito tempo 'sufoca' o cabelo
E por falar em usar chapéu. Os carecas tendem a usar mais vezes bonés e chapéus para esconderem a careca. Ou seja, serem carecas não é uma consequência do uso do boné, mas sim uma resposta a essa condição. A não ser que se use um chapéu muito apertado, permanentemente, não há qualquer motivo de preocupação, refere Zeichner.
O stress faz o cabelo cair
A última coisa com a qual se deve preocupar é... em preocupar-se. É verdade que certos episódios traumáticos - doenças ou passar por um período da vida realmente dificíl, ou perda ou ganho de peso - podem levar a perda de cabelo. Mas de acordo com o mesmo especialista, estas são fases temporárias, ou seja, não levam a que alguém fique efetivamente careca.