Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Está a ficar careca? Não dê ouvidos a estes cinco mitos

Muito do que se diz sobre os carecas não passa de mito.

Está a ficar careca? Não dê ouvidos a estes cinco mitos
Notícias ao Minuto

23:38 - 07/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Calvície

São muitas as explicações encontradas para o facto de os homens se tornarem, a dada altura da vida, carecas. Muitas dessas explicações não passam, afinal, de mitos. Desvendamos-lhe cinco, com a ajuda da Men's Health.

A culpa é do teu avô

É comum pensar-se que se o pai da mãe de um homem é careca, esse homem não escapará ao destino e sê-lo-á também careca um dia. Acontece que isso não é verdade. Quem o diz é Joshua Zeichner, especialista em cosmética e dermatologia de um hospital de Nova Iorque. E a razão é simples: O cabelo é algo poligenético, ou seja, são os genes de mais de uma pessoa da família a influenciar o que vai acontecer.

Homens carecas têm mais testosterona

É comum dizer-se que os homens carecas são 'vítimas' dos níveis elevados de testosterona. Na realidade, estudos têm mostrado que os homens que ficam carecas e os que não ficam têm o mesmo nível dessa hormona. A questão prende-se mais com o quão sensíveis são os felículos capilares à influeência das hormonas. E o que é que determina essa sensibilidade? Genética.

Apanhar muito sol pode estar a 'queimar' o cabelo

Apesar de as radiações serem nocivas à pele, omo se sabe, elas não são exactamente culpadas da calvície. O que acontece é que depois de uma temporada na praia, com o cabelo exposto ao sol e ao mar, o cabelo enfraquece e fica mais quebradiço. Isto acontece mais às raparigas mas não é razão para não usar um chapéu e um protetor solar para cabelos.

Usar boné muito tempo 'sufoca' o cabelo

E por falar em usar chapéu. Os carecas tendem a usar mais vezes bonés e chapéus para esconderem a careca. Ou seja, serem carecas não é uma consequência do uso do boné, mas sim uma resposta a essa condição. A não ser que se use um chapéu muito apertado, permanentemente, não há qualquer motivo de preocupação, refere Zeichner.

O stress faz o cabelo cair

A última coisa com a qual se deve preocupar é... em preocupar-se. É verdade que certos episódios traumáticos - doenças ou passar por um período da vida realmente dificíl, ou perda ou ganho de peso - podem levar a perda de cabelo. Mas de acordo com o mesmo especialista, estas são fases temporárias, ou seja, não levam a que alguém fique efetivamente careca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório