Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco alimentos que ajudam a combater os esquecimentos diários

Os esquecimentos diários tanto podem ser um sinal de distração, como revelar um problema de saúde mais grave. A melhor forma de prevenir consequências maiores é através da alimentação.

Cinco alimentos que ajudam a combater os esquecimentos diários
Notícias ao Minuto

23:40 - 29/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Um esquecimento por entre outro é normal e acontece em qualquer idade, contudo, um esquecimento seguido de outro e outro e outro pode já fazer soar os alarmes.

Como revelou um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os esquecimentos diários (mesmo que pequenos) podem ser um indício de demência quando ocorrem de uma forma frequente, contudo, podem ser também resultado de uma série de outros fatores, como a toma de medicamentos ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Embora os esquecimentos diários sejam recorrentes e possam até ser inofensivos, o melhor é mesmo começar a prevenir males maiores ou um possível desenvolvimento precoce de declínio cognitivo. Treinar o cérebro é o primeiro passo (e deve ser uma tarefa praticada desde cedo), mas há que dar a devida atenção à alimentação, uma vez que pode mesmo servir como escudo protetor.

A água, por exemplo, é uma das melhores aliadas da boa função cerebral, uma vez que melhora diretamente a performance e a capacidade de raciocínio. O consumo diário de água depende de pessoa para pessoa, mas a recomendação mais comum aponta para os oito copos (de 200 mililitros cada).

Por serem ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais e terem ainda um porte calórico reduzido, os frutos vermelhos destacam-se também no leque de alimentos amigos do cérebro, uma vez que têm a capacidade de libertar o organismo de todos os radicais livres, mas não só, diz a revista Prevention que o consumo destes frutos podem ainda ajudar a reduzir dramaticamente o stress oxidativo, um dos que mais pesa na saúde cerebral.

O abacate é outro alimento a ter em conta e desta vez devido à vitamina E e ao ácido oleico que possui e que ajudam a reduzir o stress e a potenciar a função cerebral. Igualmente ricos em gorduras boas como o abacate, os frutos secos são também ótimos aliados na proteção do cérebro contra o declínio cognitivo. Um punhado de frutos secos por dia ajuda a equilibrar o peso (que tem também um efeito direto no cérebro) e promove ainda uma redução dos marcadores inflamatórios.

E para que não restem dúvidas de que as gorduras saudáveis são mesmo importantes para a boa saúde do cérebro, a revista inclui ainda o salmão no top 5 dos alimentos. Este peixe possui vitaminas do complexo B, vitamina D e ainda outros nutrientes que potenciam o bom funcionamento cerebral.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório