Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

As torradas que come ao pequeno-almoço podem aumentar o risco de diabetes

É um clássico dos pequenos-almoços dos portugueses, no entanto, segundo alerta um novo estudo, não é a opção mais saudável.

As torradas que come ao pequeno-almoço podem aumentar o risco de diabetes
Notícias ao Minuto

07:38 - 29/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Ao pequeno-almoço costuma comer duas fatias de pão torradas e barradas com manteiga? Saiba que este hábito pode aumentar o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Um estudo publicado no início do ano passado já havia alertado que as torradas libertam tóxicos que nos podem estar a envelhecer, agora um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition revela que o consumo deste prato e de outros com uma combinação semelhante pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Segundo reporta o Buena Vida do AS, apesar de já se saber que uma dieta em gorduras estar ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares – algo defendido por vários estudos – os investigadores decidiram verificar se havia alguma ligação entre a ingestão total de gorduras e a incidência da doença metabólica.

Para isso, analisaram 3.349 homens e mulheres entre os 50 e os 80 anos que não sofriam de diabetes ao início do estudo, mas que tinham um alto risco cardiovascular. Estes participantes foram seguidos durante quatro anos, período no qual 266 foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O estudo verificou que os participantes que desenvolveram a doença metabólica foram aqueles que faziam um maior consumo de gorduras saturadas e de origem animal, apresentando o dobro das probabilidades de desenvolver a doença, em comparação com os que faziam uma ingestão menor.

De acordo com as conclusões do estudo, o consumo de 12gr de manteiga por dia – provavelmente a quantidade que barra nas suas torradas matinais – duplica o risco de sofrer de diabetes tipo 2 num prazo de quatro anos e meio.

Por ser rica em gorduras saturadas e muito calórica, a manteiga deve ser consumida de forma esporádica e não regular. O seu consumo torna-se ainda pior para a saúde quando é combinada com pão branco ou outros cereais e hidratos de carbono refinados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório