Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

A torrada que come ao pequeno-almoço está a deixá-lo mais velho

Sim, as torradas libertam tóxicos que causam danos à pele. E fazem envelhecer.

A torrada que come ao pequeno-almoço está a deixá-lo mais velho
Notícias ao Minuto

16:03 - 11/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Envelhecimento

O típico pequeno-almoço português pede a bela de uma torrada com manteiga e uma meia-de-leite bem tirada. Mas nem tudo o que é tradicional, faz bem. E as torradas são o melhor exemplo.

Segundo María Dolores del Castillo, bioquímica espanhola no Instituto de Investigação em Ciências da Alimentação, quando ingerimos torradas ficamos perante uma reação química chamada glicação, que dá lugar a produtos tóxicos que, dentro do organismo, dão azo a um processo de envelhecimento acelerado, chamado glicotoxina.

A glicação ocorre quando uma molécula de glicose (como o açúcar) se une a uma molécula de proteína, junção que acelera as reações químicas (criadas dentro ou fora do organismo) e que dá origem ao AGE, um processo de envelhecimento chamado Advanced Glycation End Productos (Produtos Finais da Glicação Avançada, mas cientificamente denominado de glicotoxina). Este processo tem um impacto negativo direto no colagénio, fundamental para a elasticidade da pele e agrava-se quando se deixa torrar demasiado o alimento.

Um conjunto de estudos publicados na revista Advances in Nutrition indicam que esta reação química tem efeitos diretos na pele, causando rugas, uma vez que reduz a produção de tecidos e provoca uma alteração na estrutura cutânea.

Ao Buena Vida, do El País, a especialista revela que este processo químico das torradas pode ainda provocar alguns problemas de saúde como a Diabetes e situações cardiovasculares adversas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório