Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

CrossFit traz benefícios… mas vamos com calma

Há cada vez mais adeptos de CrossFit, uma modalidade que promete levar o corpo ao extremo e apresentar resultados rápidos e duradouros.

CrossFit traz benefícios… mas vamos com calma
Notícias ao Minuto

17:56 - 28/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

O CrossFit é uma das modalidades mais populares da atualidade e das que mais trabalha o corpo como um todo. A prática regular desta modalidade – para muitos vista como uma filosofia ou estilo de vida – ajuda a tonificar vários grupos musculares, melhora a elasticidade e promove ainda uma resistência física e respiratória mais eficaz.

O CrossFit está repleto de benefícios – aos quais se juntam a melhoria a nível de coordenação motora, uma maior agilidade, um melhor equilíbrio e mais precisão na hora de usar o corpo -, contudo, a sua prática deve ser ponderada e, sobretudo, feita com o acompanhamento de instrutores especializados.

Embora o risco de lesões associado a este tipo de desporto seja menor do que o pensado, como indica um recente estudo publicado no Journal of Sport Rehabilitation, começar a treinar por própria conta e risco pode ser um erro. Como explica ao Buena Vida do jornal As o professor de CrossFit Guillermo Torres, cabe à pessoa conhecer os seus próprios limites, contudo, cabe ao instrutor saber quais as cargas e os exercícios mais indicados, pelo menos numa fase inicial.

Além disso, explica a treinadora Carla Furfafo, é recomendado que se façam testes médicos a nível cardiovascular e de esforço de forma a perceber se o CrossFit é a modalidade mais indicada, uma vez que o treino baseia-se na repetição de séries de exercícios, cuja intensidade pode ir aumentando.

Não cair no erro de treinar mais do que o devido e procurar ajuda para executar os exercícios de forma correta são outros requisitos importantes para fazer do CrossFit uma modalidade segura. Diz a publicação que o treino excessivo e mal executado pode contribuir para a rabdomiólise, uma condição que resulta da deterioração do conteúdos das células musculares e que provoca a libertação de fibras musculares na corrente sanguínea, podendo causar danos nos rins e no coração.

Como acontece com qualquer outro tipo de modalidade desportiva, também o CrossFit deve ser praticado com cautela e com acompanhamento. Os benefícios são muitos, como é óbvio, mas estes apenas são notórios quando se tem a plena consciência dos próprios limites e quando a execução dos movimentos é feita da forma mais correta.

Se ficou com vontade de aderir a esta tendência desportiva (e tem aqui dez boas razões para o fazer), comece por procurar as academias e ginásios com esta modalidade e informe-se junto do seu médico e de um especialista em treino para saber qual a melhor forma de começar.

Clique aqui e fique a par de tudo o que deve saber antes de se aventurar no CrossFit.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório