Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

O que deve saber antes de se aventurar no crossfit

É uma das modalidades da moda e a que, em simultâneo, mais pessoas une e afugenta. O crossfit é recente em Portugal mas ganha adeptos de dia para dia. Contudo, é preciso ter algumas noções antes de começar a aventura.

O que deve saber antes de se aventurar no crossfit
Notícias ao Minuto

19:18 - 15/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

Mais força, corpo mais tonificado, melhor resistência, menos peso e… uma imensa dedicação. O crossfit não é uma modalidade como qualquer outra e requer confiança e empenho.

Com cada vez mais adeptos no mundo e em Portugal, esta modalidade é das mais completas e complexas que existe, motivo suficiente para obrigar os mais aventureiros a uma pequena pesquisa antes de começarem a treinar.

Diz a Health que são sete os aspetos obrigatórios que qualquer pessoa que quer experimentar crossfit deve saber.

1. Qualquer pessoa pode praticar crossfit, mas nem todas devem fazê-lo: Tal como qualquer outra atividade (seja desportiva ou não), deve existir algum tipo de gosto ou prazer em fazê-la. O crossfit implica um plano de treino rigoroso e de alta intensidade que somente os que gostam conseguem cumprir.

2. Há toda uma linguagem em torno do crossfit: Diz a publicação que, nos Estados Unidos, esta modalidade possui termos técnicos e específicos que devem ser usados por quem pratica, são eles ‘box’ (caixa), ‘WOD’ (‘workout of the day’, treino do dia em português), AMRAP (‘as many round as possible’, todas as rondas possíveis).

3. Ter um bom treinador/instrutor: Procurar uma boa academia de crosfit e alguém que seja entendido na matéria é fundamental para evitar lesões maiores ou um ódio precipitado à modalidade. O ideal é fazer uma pequena pesquisa online pelos locais mais próximos de casa ou do trabalho em que o crossfit é praticado.

4. Lesões, raras mas não inexistentes: Quando se está devidamente acompanhado, o risco de lesões é mínimo mas estas podem acontecer. Bolhas e contusões são as mais frequentes mas, como noutra modalidade qualquer, é necessário ouvir o corpo e embora o crossfit peça ‘exaustão’, tudo o que é demais é moléstia.

5. A grande maioria dos ‘crossfitters’ são mulheres: Sim, são elas que mais praticam este desporto e que mais chamam a atenção pelos resultados obtidos. Nos Estados Unidos, país onde o crossfit nasceu, 60% da comunidade de ‘crossfitters’ é do sexo masculino diz a Health.

6. Vai fazer novos amigos e ter uma nova família: As pessoas que se dedicam ao crossfit são muito unidas e não é difícil que nasçam boas amizades nos ginásios e academias que frequentam.

7. Requer algum investimento: Segundo a publicação, os espaços dedicados a esta modalidade têm, por norma, mensalidades de adesão mais caras do que os ginásios tradicionais, além disso, se o objetivo é ter um instrutor por perto, o valor aumenta ainda mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório