Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

A importância de ir à luta contra o peso… mas não sozinho

Estivemos à conversa com a nutricionista Rita Rocha de Macedo, autora da página de Facebook ‘Dieta da Crise’ e do livro ‘A Dieta Prática’, onde mostra que perder peso não tem de ser uma dor de cabeça e que fazê-lo na companhia de alguém é meio caminho andado para o sucesso.

A importância de ir à luta contra o peso… mas não sozinho
Notícias ao Minuto

08:25 - 25/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rita Rocha de Macedo

Rita Rocha de Macedo sabe, por experiência própria, o quão difícil pode ser o processo de perda de peso. Após engravidar, viveu aquele que é o drama de muitas mulheres, mesmo daquelas que ‘toda a vida’ praticaram desporto e seguiram uma alimentação saudável: o aumento de peso. Rita aumentou entre 12 e 14 quilos em cada uma das gestações e a perda de peso mostrou-se mais complicada do que o esperado.

E foi nesta "fase complicada" que pôs em prática uma dieta de sucesso que permite não só perder peso, como também não gastar mais dinheiro do que o devido com a alimentação. Nascia assim a página de Facebook ‘Dieta da Crise’ que conta, atualmente, com mais de oito mil seguidores e vários grupos privados de aconselhamento e perda de peso.

Em conversa com o Lifestyle ao Minuto, a nutricionista aborda a importância do compromisso na hora de seguir uma dieta, compromisso esse que deve ser interno e também com as pessoas que rodeiam. Para a especialista, o trio de sucesso para a perda de peso passa por conjugar três simples verbos: “Planear, organizar e poupar”. “Principalmente os dois primeiros, o outro é para quem precisa. Mas tudo passa pelo planeamento e organização”, destaca. E a fórmula do sucesso é bem mais simples do que pode parecer.

Diz Rita que “a pessoa deve fazer uma ementa para a semana, deve pensar no que vai comer, mas pode haver alterações. Num dia tão corrido como os de hoje, se soubermos o que vamos jantar é meio caminho andado para as coisas correrem bem, mas se chegarmos a casa e não tivermos nada planeado é meio caminho para parar algum sítio e comprar comida ou fazer uma refeição de ultima hora que são mais calóricas”, frisa.

Mas ir à luta sozinho pode complicar o alcance do sucesso e é isso mesmo que a nutricionista destaca no seu mais recente livro – onde dá conselhos, revela receitas e ainda dá um plano alimentar de 28 dias - e também na sua página de Facebook.

A importância de não ir à luta sozinho

Rita Rocha de Macedo lançou recentemente o livro ‘A Dieta Prática’ [Planeta], onde logo na capa salta à vista um dos aspetos mais importantes para qualquer tipo de mudança ou tentativa de alcançar um objetivo: a força de vontade.

“A força de vontade é o principal numa dieta, é o que eu vejo através dos meus pacientes, seja para o sucesso e insucesso de uma dieta”, diz a especialista, salientando que “a falta de motivação e de incentivos externos” pode comprometer o sucesso do processo de emagrecimento.

Mas se pensa que a força de vontade vem apenas dos números da balança, engana-se. Ter parceiros nesta luta é meio caminho andado para o sucesso. “Gosto de falar em grupos porque quando as pessoas estão em grupos, a motivação aumenta. Muitas vezes, o abandono da dieta deve-se à falta de motivação por parte da pessoa”, explica em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Para a especialista, a dieta “através dos grupos é como o exercício físico, se tivermos companhia para ir para o ginásio, a motivação aumenta, uma espécie de competição saudável que leva a pessoa a ter os níveis de motivação em alta”.

Esse conceito de comunidade é um dos aspetos mais notórios da sua página de Facebook ‘Dieta da Crise’. Esta página, que dá vida a grupos privados de aconselhamento, serve não só para as pessoas se motivarem entre si, partilhando as suas conquistas mas também os seus fracassos, como para ganharem uma maior consciência de que é possível comer bem e de forma barata. Palavra de nutricionista.

“Muitas vezes, quando faço uma publicação recorro a promoções de qualquer grande superfície e vejo quais são os alimentos que estão em promoção e promovo-os nessa publicação. São alimentos caros, mas que duram muito tempo e as pessoas podem aproveitar a promoção e fazer a dieta na mesma ou ter alimentos mais saudáveis”, conta-nos.

No entender da nutricionista, a partilha dos receios e fracassos “é uma mais-valia, porque numa dieta há alturas boas e menos boas nessa fase e temos de falar nessas alturas menos boas e é ai que vai ajudar bastante a parte do grupo, porque ajudam-se todas umas as outras”.

Na comunidade que criou, “há um incentivo por parte de todas as pessoas porque quando uma pessoa está sozinha, isso é o suficiente para ir abaixo e não dar a volta. No grupo, há o apoio de toda a gente, que vão partilhando as refeições, o que é que comeram e eu também vou vendo essas partilhas e digo se há alguma coisa que não está bem”.

Mas como é que funcionam estes grupos privados, perguntámos nós: “No final de cada mês inicio sempre um grupo novo. Inicialmente só queria fazer grupos de um mês, mas muitas pessoas não conseguem continuar sozinhas ou já perderam e não querem abandonar o grupo, quiseram continuar o acompanhamento. Tenho duas pessoas que estão comigo há desde sempre e já alcançaram o peso, mas sentem-se mais confortáveis em estar num grupo de dieta. Decidi que há a hipótese de continuar e crio um grupo novo todos os meses, há meses em que crio dois, mas não posso ter muita gente, porque o objetivo é que os consiga acompanhar da melhor forma, para conseguir chegar a todas as pessoas e ninguém se sentir desamparado. Se vir que alguém não escreve há dois ou três dias, consigo facilmente perguntar se está tudo bem”.

Para quem pretende embarcar agora nesta luta contra o peso mas não o quer fazer sozinho, Rita tem um conselho bastante simples: Seja com o/a parceiro/a ou com o/a colega de trabalho, não há nada como criar “um grupo de dieta no Facebook ou no WhatsApp”, onde quem adere pode ir “partilhando fotografias das refeições” e esclarecer as suas dúvidas.

Além disso, reforça, este tipo de comunidade mais íntima faz com que haja “um compromisso com alguém que é importante para o sucesso da dieta. E acontece o mesmo em relação ao exercício, se a pessoa se comprometer a fazer uma caminhada ou duas já é meio caminho andado para as coisas correrem bem”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório