Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dia Mundial da Água. Faça desta bebida uma fonte de energia

Acha que sabe tudo sobre a bebida mais natural de todas?

Dia Mundial da Água. Faça desta bebida uma fonte de energia
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Celebra-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Água, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de fazer deste líquido indispensável para a sobrevivência um tema de discussão central, dando-se o devido destaque a questões sobre o acesso à água potável, o impacto que o seu uso tem no planeta e na economia e a importância da mesma para a saúde.

Este ano, o tema escolhido pelo organismo diz respeito ao desperdício de água, uma situação ainda recorrente nos dias de hoje e que tem um tremendo efeito nocivo no ambiente. Como lhe mostrámos aqui, existem formas fáceis e simples de evitar o desperdício de água, sendo importante ter em conta que é possível combater este mal com hábitos direta e indiretamente associados ao uso da água.

Este ano, o Lifestyle ao Minuto decidiu olhar para a água como uma fonte de energia e vitalidade. Esta bebida, que deve ser ingerida ao longo do dia e de forma rotineira, é um dos melhores aliados da boa saúde e forma física, tendo um impacto positivo no organismo assim que é ingerida.

O site Eat This, Not That! reuniu tudo aquilo que o consumo regular de água faz ao nosso corpo e o site Mind Body Green revela como este ‘bem precioso’ pode ser o maior ‘boost’ de energia que podemos ter. Contudo, é ainda importante salientar que existem riscos (e graves) associados à má hidratação.

O que é que a água faz ao nosso corpo assim que é ingerida?

1 – Existe uma sensação imediata de refrescamento;

2 – Os níveis de energia aumentam;

3 – A sensação de fome é mais facilmente controlada, uma vez que é comum confundir fome com sede;

4 – O metabolismo fica mais acelerado, bastando meio litro de água para melhorar a performance em 30%;

5 – A performance na atividade física fica melhorada;

6 – A pele fica mais brilhante, sendo a água uma das principais apostas das marcas de cosmética nos seus mais recentes produtos;

7 – A sensação de inchaço diminui;

8 – A capacidade de concentração fica mais eficaz;

9 – O organismo elimina mais eficazmente as toxinas;

10 – A sensação de dor diminui;

11 – O trânsito intestinal passa a funcionar corretamente;

12 – A urina fica mais clara e limpa;

13 – Regula a temperatura do corpo;

14 – Produz o fluído linfático;

15 – Ajuda na manutenção do líquido sinovial das articulações;

16 – A felicidade aumenta, pois o consumo de água está diretamente relacionado com uma maior e mais intensa sensação de bem-estar

A água é mesmo a melhor fonte de energia

Como lhe mostrámos acima, a água é mesmo um verdadeiro ‘elixir’ de saúde e bem-estar. O consumo desta bebida – que deve rondar os oito copos de água por dia, podendo esta quantidade variar conforme as necessidades e o estilo de vida de cada pessoa – deve ser regular e visto como prioritário, sendo a água a primeira escolha a ter na hora de optar por uma bebida.

Para os desportistas, o consumo de água é ainda mais importante, uma vez que existe uma maior necessidade de hidratar o organismo perante o esforço físico. Porém, até mesmo as pessoas mais sedentárias devem render-se a esta bebida (que pode ser aromatizada de forma natural e isenta de açúcar).

Como explica o site Mind Body Green, a água é uma fonte de energia nata, mas existe um momento do dia em que o seu poder energético é ainda maior. Beber água de manhã, ao acordar, não só aumenta os níveis de energia, como melhora claramente a função cerebral, repara os danos celulares e acelera a perda de gordura ao longo do dia. Aqui, pode encontrar bons motivos para beber água em jejum.

Mas se o consumo de água é importante, fazer ingestão correta também. Não beber água suficiente ou fazê-lo de uma forma desajustada pode causar desidratação, contudo, há que saber o que é verdade e o que é mentira sobre este assunto. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório