Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

A quantidade de água que devemos beber por dia, segundo Harvard

Mais do que quantidade, é preciso pensar em hidratação.

A quantidade de água que devemos beber por dia, segundo Harvard
Notícias ao Minuto

08:00 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Recomendações

A quantidade de água que deve ser ingerida diariamente é um dos temas que mais confunde as pessoas. Enquanto umas pensam que um litro por dia é o suficiente, outras não se sustentam com menos de dois litros diários. Mas é preciso assim tanto?

Possivelmente não. Como explica o site da Universidade de Harvard, a quantidade de água recomendada por dia depende de pessoa para pessoa e da sua necessidade de hidratação, sendo esta a chave para um consumo diário saudável.

Independentemente da estação do ano e da temperatura que se faz sentir, o consumo de água deve acontecer dia após dia e deve ir ao encontro do estilo de vida de cada um, sendo crucial entre as pessoas que fazem retenção de líquidos, têm problemas de saúde, tomam medicamentos diariamente ou praticam atividade física com bastante regularidade.

Para os investigadores da Universidade de Harvard, é muito difícil traçar uma meta, mas acreditam que entre quatro a seis copos de água por dia é o suficiente para o bom funcionamento do organismo e para uma saúde plena, pois esta é a quantidade que permite manter os níveis de hidratação adequados, melhorar a digestão, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, nutrir os órgãos e os tecidos e prevenir a obstipação. Porém, esta quantidade pode ter que ser reforçada quando se tomam muitos medicamentos ou quando se treina de forma intensiva (podendo, aqui, ser recomendada a ingestão de uma bebida desportiva, como aconselhou a nutricionista Andreia Santos, que numa conversa com o Lifestyle ao Minuto abordou a importância da hidratação).

Embora a desidratação seja penosa para a saúde, há ainda que salientar que o consumo excessivo de água pode ser tão ou mais prejudicial que um consumo deficiente.

Na hora de hidratar a água é a escolha mais acertada, mas pode-se ainda apostar no chá sem açúcar e em alguns alimentos que possuem bons níveis de água na sua composição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório