Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Oliva Beer Mind, o encontro internacional de cervejeiros

A incubadora Oliva Creative Factory lançou hoje o encontro internacional de cervejeiros "Oliva Beer Mind", cuja estreia a 31 de março em São João da Madeira combinará as habituais provas com propostas de dinamização empresarial do setor.

Oliva Beer Mind, o encontro internacional de cervejeiros
Notícias ao Minuto

18:17 - 03/03/17 por Lusa

Lifestyle S. João da Madeira

Prolongando-se até 2 de abril, a primeira edição do evento terá entrada gratuita, incluirá um extenso programa musical e abarcará também comida de rua e sessões de 'showcooking'.

A grande aposta do encontro é, no entanto, em duas componentes especificamente relacionadas com a chamada "revolução da cerveja artesanal": uma secção de conferências sobre questões de marketing e distribuição próprias dessa indústria e ainda uma mostra com 17 marcas nacionais, cinco espanholas, duas distribuidoras internacionais e uma seleção de cervejas canadianas que se pretendem afirmar na Europa.

"Durante três dias, a Oliva vai ser o epicentro da cervejaria nacional", declarou à Lusa o coordenador geral do evento, Octávio Costa.

"O festival vai explorar diferentes ângulos relacionados com o fenómeno global da 'Craft Beer Revolution' e apresentará assim ao público mais de 100 tipos de cerveja artesanal, a acompanhar com comida de rua, 'workshops' de culinária e animação permanente", acrescenta.

Essa oferta gastronómica e cultural será complementada com o Oliva Beer Mind Pro, que é a secção do evento dedicada à reflexão por parte dos profissionais do setor, numa perspetiva de partilha de boas práticas, análise de dificuldades e potencialidades, e prospeção de novas oportunidades de negócio.

"Como esta área envolve ADN criativo, criação de valor e experiência industrial, também se pretende que o evento seja dinamizador de oportunidades entre cervejeiros, criativos e outras figuras do tecido empresarial tradicional", explica Octávio Costa.

Para esse responsável, a reflexão coletiva em causa é particularmente pertinente se se considerar o rápido crescimento da produção dirigida ao nicho de mercado da cerveja artesanal.

"Sobretudo a partir de 2013, assistiu-se em Portugal a um multiplicar de projetos que se têm consolidado economicamente no mercado e que, em alguns casos, registam já movimentos de exportação", observa.

"Estamos a falar de marcas que, em alguns casos, asseguram a sustentabilidade socioeconómica não só dos empreendedores que lançaram o projeto, mas também das suas próprias famílias", realça.

Octávio Costa destaca também o facto de a maioria das cervejas artesanais portuguesas terem nascido da inspiração motivada por situações de desemprego ou crises de desmotivação laboral, o que comprova que "a necessidade aguça efetivamente o engenho" e demonstra como as histórias na origem de cada marca podem constituir para terceiros um incentivo à "resiliência e à proatividade".

"Esta micro indústria de moldes artesanais tem sabido ativar a sua própria cadeia de valor, criando novas oportunidades, fazendo surgir novos atores e motivando no consumidor uma procura crescente - o que acaba por gerar novas necessidades de mercado", avalia.

Para o responsável, "as empresas podem ser pequenas, mas estão a trabalhar como as grandes marcas".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório