Olha para o seu frigorífico e parece-lhe organizado? Talvez, mas acha que está organizado de uma forma que permite que a sua comida dure mais?
Por exemplo, colocar o leite na porta do frigorífico faz com que dure menos – tal como lhe noticiamos aqui, e este não é o único alimento que guarda mal no frigorífico.
O site Good Housekeeping dá uma ajudinha explicando como organizar o seu frigorífico de forma mais eficiente:
Gavetas do fundo: Vegetais crus, saladas e fruta, que devem ser mantidos em compartimentos separados uma vez que algumas frutas emitem um gás que acelera o amadurecimento – de que lhe falamos aqui. Mas cuidado para não encostar a salada ou ervas à parede do frigorífico porque podem congelar.
Prateleiras do fundo: Carne e peixe selados. Esta é a parte mais fria do frigorífico e por isso deve manter aqui as carnes e peixes crus, esta também é uma boa forma de evitar a contaminação cruzada de alimentos, sendo que deverá guardar as carnes ou peixes cozinhados em prateleiras superiores.
Prateleiras do meio: Produtos lácteos e ovos. Mantenha os iogurtes abertos bem fechados de forma a manter a frescura e evitar a entrada de bactérias.
Prateleiras de cima: Comidas pré-feitas. Sobras e carnes frias devem ser armazenadas nas prateleiras de cima do frigorífico, onde a temperatura é mais consistente.
Porta. Alimentos com conservantes naturais. A porta do frigorífico é onde a temperatura mais flutua por isso deve optar por manter aqui produtos como condimentos, sumos e molhos, por exemplo. Embora não deva colocar aqui o leite, pode manter aqui as manteigas e queijos moles.