Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Os alimentos que nunca deve armazenar juntos

Guarda as laranjas e as maçãs juntas na fruteira? Não devia.

Os alimentos que nunca deve armazenar juntos
Notícias ao Minuto

10:04 - 21/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Armazenamento

Vai às compras e chega a casa cheio de frutas, vegetais e legumes lindíssimos, mas alguns dias depois ficam sem graça ou estragados? A culpa pode ser da forma como os armazena.

E não tem só que ver com guardar os alimentos no frigorífico ou à temperatura ambiente. A própria proximidade a que mantém uns alimentos dos outros pode fazer com que se estraguem mais rapidamente.

No seu site a revista Reader’s Digest destaca alguns alimentos frescos que nunca devem armazenar juntos:

Pepinos devem ficar sozinhos. Muitas frutas, como tomate, banana ou melão, produzem gás etileno, um agente de amadurecimento que acelera o apodrecimento. E os pepinos são super sensíveis a este gás, por isso devem ser armazenados à parte.

Abóboras não combinam com maçãs nem peras. Os vários tipos de abóbora não precisam de ser armazenados no frigorífico, mas devem ser mantidos num local fresco, um pouco mais fresco do que a temperatura ambiente. E nunca deve juntar as abóboras com as maçãs ou as peras, pois farão com que as abóboras fiquem amarelas e se estraguem mais rápido.

Maçãs devem ser separadas das laranjas. Guarda-as sempre na fruteira? Se quer que aguentem mais deve guardá-las no frigorífico, e longe umas das outras pois as maçãs libertam o gás etileno que acelera a deterioração. As laranjas devem ser armazenadas dentro de um saco de pano no frigorífico e longe das maçãs.

As bananas devem ser separadas. São lindas no cacho? Sim, mas não as deve armazenar assim, senão irão amadurecer todas as mesmo tempo – o que significa que mesmo que tenha seis bananas, estas só vão durar dois ou três dias.

Não misture as batatas e as cebolas. Devem ambas ser armazenadas ao ar livre, num local fresco e sem luz solar, mas as cebolas podem fazer com que as batatas apodreçam mais rapidamente, por isso deve separar estes dois alimentos.

Não junte os abacates maduros com as bananas. Se os seus abacates estão verdes, guarde-os junto às bananas, os gases libertados pelas bananas promovem o amadurecimento. Mas se precisar de prolongar a vida útil de um abacate, guarde-o no frigorífico, o frio irá retardar significativamente o processo de amadurecimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório