Se umas pessoas são faladoras, dadas a intimidades e mostram-se completamente à-vontade perante estranhos, outras assumem uma postura mais reservada, introvertida e até calada.
Falamos das pessoas tímidas, que ficam facilmente envergonhadas com situações comuns do dia a dia e, embora estabeleçam ligações e relações normalmente, preferem manter-se em locais mais isolados ou onde estão pessoas da sua confiança.
Olhar para a timidez como um defeito é um erro, pois tal apenas faz aumentar o estigma perante este tipo de personalidade. Além disso, causa uma pressão desnecessária na pessoa, que pode pensar que ela é que está errada ao sentir-se assim.
E é pelo facto de as pessoas tímidas se preocuparem mais com aquilo que os outros pensam e dizem sobre si, que todos os cuidados são poucos na abordagem, não porque mereçam ser tratadas de forma diferente, mas sim porque todos nós temos de adaptar o nosso discurso à pessoa com quem falamos, de modo a não ofender ou magoar. Dizer a uma pessoa tímida para falar mais alto pode causar ansiedade, assim como frisar que esta vai deixar de ser tímida pode causar ilusão e, depois, frustração.
A revista Prevention conversou com algumas pessoas que sofreram na pele com aquilo que os outros diziam sobre a sua timidez. Segundo os tímidos ouvidos, são estas as frases que não devem ser ditas:
1 – És tão calmo(a).
2 – Não és muito amigável.
3 – Estás a perceber o que digo?
4 – Olha-me nos olhos.
5 – Vai em frente e fala com ele/a.
6 – Porque é que não falas mais alto?
7 – Vais conseguir ultrapassar a timidez.