Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Obrigar-se a terminar a comida que está no prato é mesmo saudável?

Desde pequenos que estamos ensinados para não deixar comida nos pratos no final de cada refeição.

Obrigar-se a terminar a comida que está no prato é mesmo saudável?
Notícias ao Minuto

11:00 - 12/02/17 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Nutrição

Tens de comer tudo o que tens no prato. Não podes deixar nada”. Esta é uma regra que certamente todos já terão ouvido desde pequenos e que provavelmente estarão a ensinar aos vossos filhos de modo a que não se desperdice comida. Contudo, até que ponto este hábito/regra é, efetivamente, saudável para o corpo de cada um?

De acordo com a revista Self e baseada na resposta de vários nutricionistas, podemos estar a fazer as coisas da maneira errada. Isto porque é um hábito que se adquire em criança, mas que se prolonga até à vida adulta.

“Ter o hábito de ‘limpar sempre o prato’ faz com que provavelmente esteja sempre a comer mais do que precisa, isto porque não está a prestar atenção ao que está a sentir ou se está mesmo satisfeito ou não”, exemplificou Alissa Rumsey, nutricionista e blogger. Também a nutricionista nova- iorquina Jessica Cording concordou: “’Limpar o prato’ faz com que usemos pistas externas em vez das interiores, que dizem qual a quantidade de comida que cada um deve comer”.

Também o facto de desde os anos 80 o tamanho dos pratos ter vindo a crescer, não ajuda. Karen Ansel, autora do livro ‘Healing Superfoods for Anti-Aging', confirmou exatamente isto.

Notícias ao Minuto

Apesar de não terminar o que está no prato poder ser sinónimo de desperdício, pode também servir de sobras para o dia seguinte. Assim, consegue não só não deitar comida fora, como ainda ter para o dia seguinte. Mas, mais importante do que isto, é que está a ser mais saudável e amigo do seu corpo.

Apesar de nem sempre ser fácil eliminar hábitos que estão enraizados, nunca diga nunca. Para que o consiga fazer, Cording sugere que elimine a televisão, o computador ou algo que a esteja a distrair e foque-se simplesmente na sua comida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório