Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mitos e verdades sobre o copo menstrual

Apesar da popularidade, muitas mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre como o copo menstrual funciona.

Mitos e verdades sobre o copo menstrual
Notícias ao Minuto

07:11 - 21/01/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Menstruação

Os copos menstruais popularizaram-se há alguns anos e atualmente muitas mulheres já usam o copinho capaz de armazenar a menstruação. Por não apresentar riscos, ser sustentável, muito mais em conta e apresentar menos incómodo, o dispositivo ultrapassou a fase de estranheza inicial e estabeleceu-se no mercado.

Apesar da popularidade, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como o copo menstrual funciona e quem pode usá-lo. O UOL consultou Nathália Machado Cardoso, médica, que respondeu às perguntas mais frequentes. Confira:

1. Todas as mulheres podem usar o copinho?

Verdade. O único momento em que a mulher não deve usar o copo  é após o parto normal, principalmente se tiver lacerações. Mulheres virgens também podem usar, mas o hímen pode ser rompido durante a colocação. “Há poucas restrições para o uso deste método, mas não recomendamos quando há suspeita de infeções vaginais e nem para conter sangramentos do período pós-parto”, afirma Nathália.

2. A mulher tem de escolher um tamanho adequado?

Verdade. Em geral, existem dois tamanhos, um para mulheres abaixo dos 30 e que nunca deram à luz por via vaginal, e outro maior, para mulheres acima dos 30 e que já fizeram um parto normal. Contudo, isso não é uma regra e existem mulheres que podem ter músculos pélvicos fortalecidos e que podem usar um mais pequeno, independentemente da idade.

3. O copo menstrual causa infeção?

Mito. O material utilizado para os copos é feito de silicone ou látex, e não absorvem o fluxo sanguíneo, o que faz com que o pH da flora vaginal permaneça intacto. Outra vantagem é que ainda evitam irritações na pele. “Algumas mulheres desenvolvem alergia ao contacto com o plástico do penso higiénico comum. Quando a alergia é extensa, pode até ter alguma infeção secundária causada por bactérias de pele”, acrescenta a ginecologista, sexóloga e obstetra Simone Embiruçu.

4. O copo é menos higiénico do que um penso descartável?

Mito. Na verdade, ele é mais higiénico, pois acumula internamente o sangue da menstruação. Além disso, não há qualquer tipo de odor com o copo, uma vez que o sangue não coagula nem oxida.

5. É possível esvaziá-lo a meio do dia?

Verdade. Qualquer ida à casa de banho permite que o copo seja esvaziado, uma vez que o dispositivo só deve ser usado no máximo 12 horas seguidas. Lave o copo com sabão e água corrente e volte a introduzi-lo.

6. O copo pode ser usado durante o sexo?

Mito. O copo não funciona como anticoncecional e muito menos protege contra DSTs. Durante a penetração, pode aleijar o colo do útero e o pénis do parceiro, por isso não deve ser usado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório