Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

É dia de dizer 'obrigado'. Eis os principais benefícios desta prática

É o Dia Internacional do Obrigado, saiba porque é que o deve celebrar hoje e todos os dias.

É dia de dizer 'obrigado'. Eis os principais benefícios desta prática
Notícias ao Minuto

11:25 - 11/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Celebração

Hoje, 11 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Obrigada. Já agradeceu a alguém hoje?

No âmbito deste dia o Lifestyle ao Minuto reuniu algumas conclusões de vários estudos sobre os principais benefícios da gratidão, ou seja de agradecer:

A gratidão abre portas para mais relações. Dizer ‘obrigado’ mostra boa educação e pode ajudá-lo a fazer novas amizades, segundo destaca um estudo publicado em 2014 a revista Emotion. Isto porque faz com que quem não o conhece o tenha em boa consideração. E além de aumentar a empatia, a gratidão também reduz a agressão, porque quando se age de forma educada as outras pessoas replicam o comportamento, reduzindo as retaliações com violência.

A gratidão pode ser boa para a saúde física e psicológica. De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores e reportam sentir-se mais saudáveis do que as outras pessoas. Outro estudo aponta ainda que a gratidão reduz uma grande quantidade de emoções tóxicas, desde inveja ou ressentimento à frustração ou arrependimento.

Agradecer também o pode ajudar a dormir melhor e a ter uma melhor autoestima. Um estudo publicado em 2011 na revista Applied Psychology: Health and Well-Being concluiu que escrever um diário de gratidão melhora o sono. E outro estudo publicado em 2014 destaca que a gratidão melhora a autoestima das pessoas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório