Uma investigação da Universidade de Ohio (EUA) determinou que o ibuprofeno, fármaco anti-inflamatório não-esteroides utilizado para o tratamento da dor, febre e inflamação, pode dissipar grande parte da inflamação que resulta em tumores nos pulmões.
O estudo parece, assim, indicar que se os fumadores tomarem doses regulares de ibuprofeno diminuem o risco de contrair cancro do pulmão, conforme indica o Daily Mail.
A equipa liderada por Marisa Bittoni analisou dados de mais de 10 mil pessoas, recolhidos entre 1988 e 1994 no âmbito dos inquéritos nacionais de saúde norte-americanos, com foco no uso de anti-inflamatório não-esteroides por fumadores. Foi depois analisado o Índice Nacional de Mortalidade até 2006.
Os médicos descobriram que entre os adultos fumadores, a toma de ibuprofeno estava associada uma redução substancial (48%) do risco de morrer por causa de cancro do pulmão.
Os dados foram apresentados em Viena, Áustria, durante uma conferência sobre cancro do pulmão, que decorreu de 4 a 7 de dezembro.