Ibuprofeno pode diminuir risco de contrair cancro do pulmão nos fumadores

Conclusões de investigação da Universidade de Ohio (EUA) foram apresentadas numa conferência sobre cancro do pulmão, em Viena.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
08/12/2016 12:41 ‧ 08/12/2016 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Uma investigação da Universidade de Ohio (EUA) determinou que o ibuprofeno, fármaco anti-inflamatório não-esteroides utilizado para o tratamento da dor, febre e inflamação, pode dissipar grande parte da inflamação que resulta em tumores nos pulmões.

O estudo parece, assim, indicar que se os fumadores tomarem doses regulares de ibuprofeno diminuem o risco de contrair cancro do pulmão, conforme indica o Daily Mail.

A equipa liderada por Marisa Bittoni analisou dados de mais de 10 mil pessoas, recolhidos entre 1988 e 1994 no âmbito dos inquéritos nacionais de saúde norte-americanos, com foco no uso de anti-inflamatório não-esteroides por fumadores. Foi depois analisado o Índice Nacional de Mortalidade até 2006.

Os médicos descobriram que entre os adultos fumadores, a toma de ibuprofeno estava associada uma redução substancial (48%) do risco de morrer por causa de cancro do pulmão.

Os dados foram apresentados em Viena, Áustria, durante uma conferência sobre cancro do pulmão, que decorreu de 4 a 7 de dezembro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas