Para se conseguir uns glúteos tonificados não basta apostar apenas nos treinos destinados a este grupo muscular, nem tão pouco frequentar todas as aulas focadas em exercícios de pernas e rabo.
Como conta o site da revista norte-americana Women’s Health, para se conseguir uns glúteos tonificados é preciso dar-lhes atenção ao longo do dia, treinando-os nos momentos mais banais do quotidiano, como aqueles 15 minutos que passa na paragem à espera do autocarro. Bret Contreras, personal trainer, diz que apertar os glúteos o mais forte possível é um dos exercícios a ter em mente.
Embora o treino especializado seja importante, não é preciso que este seja demasiado intenso. Como lhe mostrámos aqui, treinar sem pesos e fazer mais repetições é tão ou mais eficaz. E se pensa que fazer agachamentos e lunges é o suficientes, está enganado: para uns glúteos tonificados e esbeltos é preciso aderir à o moda da ponte apoiada com pesos. Trata-se de um exercício em que a pessoa se apoia com as omoplatas numa plataforma de média altura, coloca uma barra de pesos na cintura e levanta-a até ficar numa linha reta.
E no que diz respeito aos treinos, estes devem ser moderados e o descanso deve ser respeitado, uma vez que o treino intensivo não permite a total recuperação dos músculos, deixando-os menos capazes de ‘crescer’.
Se passar o dia todo sentado é, por si só, um pecado para os glúteos, continuar a comer alimentos processados e snacks demasiado salgados ou açucarados também não facilita a tarefa, aliás, é mesmo capaz de a comprometer por completo.