Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

A mudança de estação afeta mesmo o humor. Eis o que fazer

Com as passagem da primavera para o verão estava muito mais animado e com energia do que nesta passagem do verão para o outono? Não se preocupe, não está sozinho.

A mudança de estação afeta mesmo o humor. Eis o que fazer
Notícias ao Minuto

08:21 - 07/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

As mudanças de estação não afetam necessariamente todas as pessoas da mesma forma mas as mudanças de humor sazonais podem incluir menos energia, menos vontade de socializar, perda de interesse nas suas atividade preferidas, vontade exagerada de comer hidratos e alterações no sono – seja ter dificuldade em dormir ou querer dormir mais do que o normal.

Kathryn A. Roecklein, professora no departamento de psicologia da Universidade de Pittsburgh, explicou ao Huffington Post que a razão científica para o humor mudar com a estação está ligada à luz: “a duração do dia, que é mais curto no inverno e mais longo no verão, é a principal variável sazonal que afeta o humor”.

E como a partir do outono os dias vão começando a ficar cada vez mais curtos, é normal que já esteja a sentir alterações no humor e na energia. Mas pode combater essas mudanças, eis o que pode fazer:

1. Deixe a luz entrar. Como a falta de luz afeta o humor, comece por expor-se mais ela abrindo as persianas ou dando uma caminhada pela manhã e aproveitar a luz do sol.

2. Mexa-se. Vários estudos já provaram que o exercício físico tem um impacto positivo no humor e no alívio do stress, por isso é uma boa ideia mexer-se mais, nem que seja com treinos curtos ou caminhadas três vezes por semana.

3. Coma bem e saudável. Quando está frio ou a chover até lhe pode apetecer um belo prato de massa ou um fatia de bolo, mas lembre-se que os hidratos de carbono simples e os açúcares podem fazer os seus níveis de açúcar no sangue disparar e depois deixá-los cair muito rápido, levando o seu humor nesta ‘viagem’ atribulada. Em vez disso opte por comer frutas, vegetais e alimentos ricos em ómega 3, proteínas e hidratos de carbono complexos. E beber muita água, para manter a energia constante.

4. Arranje tempo para os seus amigos e familiares. Não se sente bem depois de passar umas horas com o/a seu/sua melhor amigo/a? Isto acontece porque, segundo a ciência descobriu, passar tempo com um amigo ajuda a aliviar o stress, melhora o bem-estar e aumenta o sentimento de pertença. Portanto, arranje algum tempo para estar com os seus amigos e familiares, mesmo que lhe apeteça mais ficar no sofá – a sua saúde agradece.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório