O stress é uma condição mental que afeta o estado emocional e físico de uma pessoa. Nervosismo e ansiedade são os dois aspetos mais comummente associados a esta condição, mas existem sinais bem físicos que o stress está a tomar conta do corpo e que é preciso relaxar.
Acha que sabe distinguir todas as dores associadas ao stress? Possivelmente não, mas não se sinta sozinho. São muitas as pessoas que desvalorizam por completo os sinais físicos do stress, acabando por nem os associar a esta condição tão comum do dia-a-dia.
Para ajudar a desfazer as dúvidas, a revista Shape falou com alguns especialistas e listou aquelas que são as dores do stress e que jamais devem ser desvalorizadas, especialmente quando são acompanhadas de cansaço, apatia ou tristeza.
A dor na lateral do rosto (a unir a cabeça ao pescoço) é uma das dores do stress que dificilmente é relacionada com esta condição, sendo associada a uma má postura ou problemas nos dentes. Trata-se de uma dor chamada de disfunção da articulação temporomandibular provoca tensão e pode ser causada pelo hábito de pressionar os dentes em momentos de stress (o que pode ainda provocar bruxismo durante a noite).
Uma outra dor comum em momentos de stress mas que também é associada à má postura é a dor no fundo das costas, muitas vezes provocada pela tendência das pessoas se curvarem para a frente quando estão stressadas. Quantas vezes deu por si curvado para o computador apenas porque está sob pressão e precisa de terminar algo o mais rapidamente possível?
A dor de pescoço e ombros é um outro sinal de alerta, tal como as dores de cabeça acompanhadas de tensão na zona da nuca, algo que indica elevados níveis de stress e pode mesmo causar um desconforto a longo prazo.
Veja aqui outros indícios de stress que não são assim tão óbvios.