Até se costuma dizer que é durante o banho, ou durante o sono, que surgem as melhores ideias. Mas porquê?
A criatividade parece ter os seus próprios canais de ativação e, em muitos casos, parecem não condizer com as horas que passamos sentados no nosso local de trabalho. O Buena Vida do site AS conta que temos boas ideias e somos mais criativos em situações inusitadas, pois é quando está mais relaxado que o cérebro ativa certos neurotransmissores.
E existem várias explicações científicas para este fenómeno. Um estudo sugere que esta reposta pode estar ligada à dopamina - neurotransmissor cerebral que atua nos centros de prazer e recompensa do cérebro e que é associada à felicidade, à motivação e à criatividade.
Estar em ‘modo automático’ também pode ser benéfico porque o nosso cérebro pode atingir um estado semelhante ao que a nossa mente atinge quando meditamos e isso favorecer o aparecimento de pensamentos criativos.
Ao relaxarmos, como acontece quando estamos a tomar banho, lavar os dentes ou dormir, por exemplo, o inconsciente emerge aumentando a capacidade de pensar e ter ideias novas – que num estado consciente acaba por ser limitada.
E um estudo realizado pela Universidade de Illinois, em Chicago, sugere ainda que um copo de cerveja ou de vinho podem fazer as ideias fluir e melhorar a capacidade de as pessoas resolverem problemas de forma criativa.