Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Pouco treino na adolescência pode levar ao sedentarismo na vida adulta

Nove em cada dez adolescentes dos Estados Unidos não praticam o mínimo pedido de exercício por dia.

Pouco treino na adolescência pode levar ao sedentarismo na vida adulta
Notícias ao Minuto

22:20 - 27/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A falta de atividade física por parte das crianças é uma tendência mundial e um sinal de alarme cada vez mais intenso. Um recente estudo realizado nos Estados Unidos vem mostrar que a pouca atividade física na adolescência pode estar na origem do sedentarismo da idade adulta.

De acordo com uma investigação da Colorado State University, publicada na revista Pediatrics, nove em cada dez jovens norte-americanos não praticam 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por dia, o mínimo recomendado para que existam benefícios para a saúde e bem-estar.

Além disso, a inatividade durante a adolescência assume-se como o mais fiel sinal de sedentarismo e obesidade na idade adulta, duas situações que andam de mão dada e que podem desencadear outros problemas de saúde, como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e problemas nas articulações. Mas não só.

Como indica o estudo , citado pela Reuters, a inatividade física durante a adolescência “aumenta o risco de síndrome metabólica” na idade adulta, condição que interfere com o bom funcionamento do organismo.

A investigação contou com a participação de 561 estudantes e notou que é ao fim de semana que os jovens mais se desleixam e que menos valor dão à atividade física, algo que se vai arrastando ao longo da semana e que resulta numa média de cerca de 25 minutos de atividade física por dia – menos de metade do recomendado.

Os jovens foram acompanhados durante quatro anos – dos 16 aos 20 anos – e foi possível verificar uma redução do tempo de atividade física em prol de uma postura mais sedentária e que, acreditam os cientistas, será recorrente na vida adulta e cada vez mais intensa com o passar dos anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório