Dicas para escolher o pão mais saudável

Deixar de comer pão é a tendência mais frequente entre as pessoas que querem perder peso e/ou gordura abdominal. Mas há pães que são saudáveis e que devem ser incluídos na alimentação. Basta saber escolhê-los.

--

©

Daniela Costa Teixeira
19/09/2016 13:45 ‧ 19/09/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Cuidados

Não há nada mais português do que o pãozinho com manteiga e o café com leite logo pela manhã. Este é o pequeno-almoço de eleição para muitas pessoas, mas também a combinação de que mais abdicam quando têm que seguir um regime de perda de peso e/ou gordura abdominal. Contudo, desta primeira refeição do dia o pão é o alimento menos dispensável de todo… desde que seja bem escolhido.

Como lhe temos vindo a explicar, existem duas variedades de hidratos de carbono e enquanto uma é de evitar (os simples), outra é de destacar (os complexos). Existem, de facto, hidratos de carbono que são benéficos para a saúde e neles incluem-se o pão… integral ou de farinhas não refinadas.

Segundo a revista norte-americana Women’s Health existem alguns truques que permitem escolher o melhor pão sem que a boa forma e a saúde fiquem em risco. E o primeiro passo é optar o maior número de vezes pelo pão integral, que contém mais cereais além do trigo refinado e uma quantidade mais abundante de fibra, proteína, vitaminas e minerais, como explica o médico Keri Glasssman. Cevada integral, arroz integral e aveia integral são os ingredientes a preferir na composição de um pão.

Mas não basta que o pão seja rotulado como ‘integral’. É importante que o a percentagem se aproxime dos 100%, pois só assim se evita a ingestão de cereais e grãos refinados – e conhecidos por interferirem negativamente com os níveis de açúcar no sangue. Os níveis de fibra são também fundamentais, pois são os responsáveis pela sensação de saciedade e pelo bom funcionamento do trânsito intesntinal.

Um outro truque na hora de escolher o pão é olhar para a lista de ingredientes e… quantos menos melhor. A ausência de sabores adicionados, cores e conservantes é fundamental, especialmente quando o pão tem, por si só, um aspeto já ‘processado’.

Contudo, há que salientar que um pão por muito saudável que seja deixa de ser um opção adequada quando o seu recheio não é o mais indicado. Aqui, incluem-se as manteigas, margarinas, carnes processadas, queijos gordos e compotas não naturais (aquelas que se vendem no supermercado e que possuem adição de açúcar e/ou frutose).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas