Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dicas para escolher os melhores hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são uma das bases da alimentação saudável, mas é preciso saber escolhê-los.

Dicas para escolher os melhores hidratos de carbono
Notícias ao Minuto

20:35 - 11/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

São fonte de energia e de nutrientes e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Os hidratos de carbono são uma das bases da alimentação saudável, mas é preciso saber escolhê-los.

Quando se pensa em hidratos de carbono, é comum associar sempre ao pão, à massa e ao arroz, contudo, o leque deste macronutriente é bem mais vasto e saudável.

Entre as versões mais saudáveis de hidratos de carbono, diz o site Cookng Light, podemos começar por abordar as frutas e os vegetais, que aliam o alto teor nutritivo a um sabor único que permite que sejam protagonistas de qualquer uma das refeições que se façam ao longo do dia.

Estes dois alimentos de origem vegetal devem ser vistos como os principais elementos dos snacks que se fazem ao longo do dia, substituindo as bolachas e bolos processados.

O pão pode continuar a ser o elemento principal do pequeno-almoço desde que seja dado destaque à versão integral ou com cereais. O pão branco é de evitar por ser um hidrato de carbono simples, isto é, por não permitir uma sensação de saciedade tão longa.

Mas se pensarmos nos hidratos de carbono como tradicionais acompanhamentos do almoço e do jantar, nada como optar pelas versões integrais de massa e arroz – mais ricas em fibra, vitaminas e minerais – ou por leguminosas, que não só fornecem bons níveis de hidratos de carbono, como reforçam a quantidade de proteína ingerida na refeição.

A quinoa é um outro exemplo de hidrato de carbono inteligente, uma vez que substitui os refinados e ainda acrescenta valor proteico à refeição.

A batata-doce é um outro hidrato de carbono que deve começar a ser frequente na alimentação, uma vez que é uma versão mais saudável do que a tradicional batata branca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório