Até a pessoa mais confiante, divertida, amiga, afável e espetacular de todos os tempos não agrada a gregos e a troianos. Não há volta a dar, agradar a tudo e todos é uma tarefa quase impossível porque existe sempre alguém que não cai nas graças de outra pessoa, mesmo que esta esteja no mesmo grupo de amigos.
Enquanto existem pessoas que são diretas e totalmente transparentes na hora de revelarem os seus sentimentos e o facto de não gostarem de alguém, existem outras que guardam esse sentimento para si, acabando por conseguir disfarçar o agrado. Mas como a mentira tem perna curta, é possível perceber quando alguém não está confortável com a nossa presença.
Como diz o The Independent, a linguagem corporal é o melhor indicador de tal e são quatro os gestos que denunciam quando uma pessoa está perto de outra com a qual não simpatiza. Ei-los:
1 – Tocar ou massajar o pescoço. Por ser uma zona do corpo com terminações nervosas, o pescoço é uma das partes que mais tocamos quando estamos nervosos ou stressados, como explica o antigo agente do FBI Joe Navarro.
2 – Pés afastados. Quanto mais afastada estiver a ponta dos pés da pessoa com quem se está a falar, maior é o indicador de que a conversa não é do agrado.
3 – Evitar o contacto visual. Este é um dos mais claros sinais de desprezo e desagrado.
4 – Bloquear. Quando se está perante alguém de que não se gosta, é comum tentar bloquear a conversa ou mudar o tema, tirando o destaque à pessoa, como explica o especialista Daniel Wendler.