Doce, salgado, azedo, amargo e umami. Estes são os cinco sabores básico detetados pelo paladar e que fazem com que cada pessoa tenha os seus próprios gostos a nível gastronómico.
Mas, neste leque de sabores, onde se encaixam os amantes de pão, massa e batata? Esse foi um dos mais recentes desafios da ciência, que tanto analisou e acabou por descobrir que, afinal, não existem cinco sabores mas sim seis. Falamos do gosto a amido, sim, o responsável pelo desejo desenfreado de muitas pessoas por hidratos de carbono como massa, pão, bolachas, batatas, etc.
Conta o site New Scientist que a descoberta deste novo paladar deveu-se ao professor da Oregon State University Juyun Lim, que tornou alguns dos hidratos de carbono mais consumidos em soluções líquidas para que um leque de 22 participantes os provassem e classificassem.
Na investigação feita, o cientista conseguiu provar que a saliva humana – mesmo após receber bloqueadores de enzimas - é capaz de quebrar as moléculas do amido em açúcar simples, o que deixa um paladar agradável na boca e, por isso, apetecível.
De salientar que antes do 'sabor a amido', existe um outro a inquietar a ciência, o kokumi. Se o termo fosse traduzido para português, significaria ‘delicioso’.