Apesar de hoje em dias os locais de trabalho serem cada vez mais casuais, numa entrevista de trabalho é melhor ter algumas cautelas.
Se não está a concorrer para um cargo onde as regras de etiqueta e de vestuário são rígidas – caso do setor banqueiro – pode estar mais à vontade, mas sem exageros. O site Pure Wow revela os cinco principais ‘pecados’ dos looks para entrevistas de emprego e de que, portanto, deve ‘fugir’:
1. Calças de ganga. Não importa se até está a usar camisa e blazer, as calças de ganga transmitem que não se preocupou com a roupa que vestiu ou que não tem calças formais e ainda passa uma má impressão da sua atitude.
2. Sapatos que usa duas vezes por ano. Se vai a uma entrevista de emprego não deve calçar sapatos que usa menos do que uma vez por mês, pois isso significa que não são assim tão confortáveis e, portanto, não o farão andar com a confiança necessária numa entrevista.
3. Uma mala ou pasta muito grande. Vai a uma entrevista de emprego, não vai acampar. Evite levar coisas a mais – algo que é muito comum quando usa malas ou pastas grandes. Se precisa de levar o seu currículo ou algum documento é perfeitamente aceitável que o leve numa mica.
4. Peças vintage e ‘bohemian’. Você até pode ter peças impressionantes no seu guarda roupa mas este não é o local nem a circunstância ideal para as usar. O seu estilo vintage pode ser traduzido pelo seu empregador como ‘desleixado’.
5. Peças demasiado ‘trendy’. Algo que faça com que as pessoas da empresa se lembrem de si apenas pelo seu outfit – e não pela sua experiência e pelas suas ideias. O casaco ‘bomber’ pode ser muito chique para ir a um jantar com os seus amigos, mas não para uma entrevista com o seu potencial patrão.
O que deve usar então? A sua versão de ‘profissional’. Um look simples e arranjado, que no caso das mulheres pode passar por um vestido formal de cor lisa com ou sem blazer ou por umas calças direitas e formais com um estampado que não seja demasiado chamativo e uma camisa lisa. E no caso dos homens pode passar por calças de fato com camisa ou um look mais descontraído com calças chino e uma camisa ou polo, com os sapatos/ténis com um ar formal mas não demasiado.