Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Mudanças para atingir os 10 mil passos por dia sem ter de treinar

Dez mil passos é o mínimo de atividade física recomendável para cuidar da saúde. Vamos a isso?

Mudanças para atingir os 10 mil passos por dia sem ter de treinar
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

É a andar que a gente se entende, ou melhor, ganha saúde. Diz a ciência que são precisos dez mil passos por dia para se preservar combater o sedentarismo e lutar por uma saúde melhor.

Parece uma imensidade, mas não é. Estes 10.000 passos podem ser facilmente concretizáveis sem que para tal seja necessário ir para um ginásio andar na passadeira. Pequenas mudanças diárias, como diz a revista Prevention, são o suficiente para atingir esta meta defendida desde os anos 60 e que, na verdade, pode ser demasiado pequena para fazer face ao sedentarismo dos dias de hoje – e que empurra cada vez mais pessoas para doenças de estilo de vida como a obesidade e a diabetes.

Vamos a isso?

Mudança 1 – Deixar o carro a umas ruas de distância do trabalho e de casa. Por cada minuto extra de caminhada são dados cerca de 84 passos, por isso, deixar o carro a cinco ou dez minutos de distância parece já um bom começo.

Mudança 2 – Deixar o carro longe da entrada da loja/supermercado/shopping. Onde quer que vá a regra é a mesma: estacionar o carro o mais longe possível.

Mudança 3 – Subir escadas. Mesmo que o escritório fique no sexto andar e o seu apartamento no terceiro. Sabia que cada lance de escadas pode equivaler a 20 passos (dependendo, claro, do comprimento)?

Mudança 4 – Aumente o som e dance. Está em casa sem nada para fazer e só lhe apetece ir para o sofá ver televisão? Sim? Resposta errada. Está na hora de dançar e gastar umas centenas de passos da conta diária.

Mudança 5 – Cortar a relva. Para quem tem jardim, esta pode ser uma tarefa bastante benéfica, já que são dados cerca de 120 passos por minuto, o que em 15 minutos de atividade equivale a 1.800 passos.

Mudança 6 – Ver todos os corredores do supermercado, mesmo que não queira nada de lá. Afinal, pode estar a gastar 67 passos por cada minuto de caminhada extra, diz a publicação.

Mudança 7 – Enganar-se frequentemente na paragem de autocarro. Conforme é importante estacionar o carro longe, é também recomendado caminhar o máximo possível até à paragem, nem que para isso seja preciso apanhar o autocarro uma ou duas paragens à frente da habitual.

Mudança 8 – Ir à casa de banho mais longe. Se trabalha num edifício com vários andares e com uma casa de banho por cada, junte o útil ao agradável… ou simplesmente o útil ao útil: subir escadas para ir à casa de banho do andar de cima.

Mudança 9 – Passear na hora de almoço e preferencialmente por locais diferentes e a pé, claro.

Mudança 10 – Passear o cão. Antes de ir para o trabalho e duas vezes depois de chegar é um bom plano para gastar passos.

Mudança 11 - ‘Visitar’ os colegas de trabalho. Ao longo das vária horas que se está a trabalhar é também possível fazer pequenas caminhadas.

Mudança 12 – Aspirar a casa mais do que uma vez por semana. Esta tarefa pode ajudar a gastar 94 passos por minuto, diz a revista.

Mudança 13 – Brincar com as crianças no parque e preferencialmente em atividades dinâmicas, como o mini-golfe, o futebol ou o lançamento de disco.

Mudança 14 – Lavar o carro à moda antiga. Sim, está na hora de esquecer as tão amigas máquinas automáticas os postos de abastecimento.

Mudança 15 – Falar ao telemóvel ao ar livre, de forma a dar um passeio extra por cada chamada que fizer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório