Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tudo o que as pessoas com sardas devem saber

Não há motivos para esconder estas manchas que aparecem na pele.

Tudo o que as pessoas com sardas devem saber
Notícias ao Minuto

20:05 - 07/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pelé

As sardas são pequenas manchas que aparecem na pele, mais concretamente no rosto, nos ombros, no peito e nas mãos, que são as partes do corpo que mais vezes e mais tempo estão expostas ao sol.

Estas pequenas manchas, também denominadas de efélides, são o resultado do aumento da produção de melanina (responsável pela pigmentação da pele) e surgem mais comummente nas pessoas de pele clara e/ou ruivas. Mas há um lado genético envolvido no aparecimento das sardas. À revista Prevention, o dermatologista Amit Sharma revela que uma pessoa tem sardas apenas quando o pai e a mãe também têm, mesmo que de forma suave.

Mas se pensa que as pessoas nascem já com sardas, engana-se. Estas manchas na pele surgem durante a infância uma vez que estão diretamente relacionadas com a exposição solar. Diz o cirurgião oncológico Dendy Engelman que as sardas tendem a aparecer pela primeira vez quando a pessoa tem entre sete a oito anos, sendo que aparecimento precoce de efélides pode indicar uma exposição solar indevida e desprotegida.

O aparecimento de sardas é mais intenso e comum no verão e, mais uma vez, por culpa do sol, sendo, por isso, importante apostar numa proteção reforçada, uma vez que aqueles que têm sardas são mais propensos a desenvolver cancro da pele, como indica a publicação. Contudo, nada de alarmes quando as sardas surgem: estas pequenas manchas são um sinal natural e saudável da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório