Gripe no verão? Especialista revela porque é pior do que no inverno

Sente-se miserável com tosse e espirros na cama enquanto o resto do mundo parece estar a divertir-se na praia? Não está sozinho.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
02/08/2016 10:00 ‧ 02/08/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Carreira

As gripes não são um problema só de inverno, e um relatório publicado pelo Public Health England mostra que o número de pessoas com sintoma de gripe e constipação têm aumentado.

De facto, apesar de tendermos mais a apanhar vírus e micróbios no outono e no inverno – pois geralmente estamos confinados em espaços fechados em proximidade uns com os outros -, continuam a haver “inúmeros vírus na primavera e no verão”, como explica John Oxford, professor de virologia na Queen Mary, Universidade de Londres, ao Daily Mail.

Destaca ainda que alguns vírus da gripe são especialmente prevalentes no verão e podem provocar, além dos sintomas típicos de gripe, náuseas e vómitos – que podem durar até uma semana.

Sendo que “geralmente, as gripes de inverno e de verão são provocadas por vírus diferentes”, explica o professor Oxford.

Uma das maiores diferenças é que a ‘gripe de inverno’ geralmente restringe-se à parte superior do sistema respiratório – o nariz, as passagens nasais e a garganta – enquanto os vírus da ‘gripe de verão’ também podem afetar o sistema gastrointestinal.

Por causa destes sintomas ‘extra’ as ‘gripes de verão’ podem ser piores do que as ‘gripes de inverno’ para muitas pessoas. No caso das crianças os vírus da ‘gripe de verão’ podem até estar na origem de sépsis.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas