Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Como os supermercados conseguem convencê-lo a comprar tudo

Prateleiras apelativas ou produtos limitados são tudo coisas que nos aproximam dos produtos vendidos nos supermercados.

Como os supermercados conseguem convencê-lo a comprar tudo
Notícias ao Minuto

21:01 - 31/07/16 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Técnicas

Ter de ir às compras é para muitas pessoas um verdadeiro problema, mas os supermercados tentam fazer de tudo para conseguir agradá-lo. E mesmo que não lhe apeteça comprar um produto específico, às vezes acaba mesmo por o fazer. E sabe porquê?

A disposição dos supermercados é pensada até ao último pormenor. Veja por exemplo os cereais. Uma investigação publicada pelo 'Journal of Environment and Behavior' constatou que os cereais para crianças são colocados propositadamente nas prateleiras mais baixas, para que as crianças consigam alcançá-los. Mas esta é apenas uma das táticas praticadas.

Uma cadeia de supermercados regional nos Estados Unidos, Winn-Dixie, começou a aperceber-se de que os doces colocados apenas num único corredor, estavam a ter menos saída. E, para inverter isto, experimentaram começar a colocar os chocolates em pontos centrais da loja, como ao pé das caixas de pagamento ou mesmo no meio de corredores. Resultado? As vendas voltaram a aumentar.

Outra das técnicas nesta ‘arte das vendas’ são as chamadas ‘torres de comida’. Se pensa que quando existem grandes descontos é porque os supermercados precisam de dar vazão aos mesmo, está enganado: este é mesmo um plano das próprias empresas.

O mesmo se passa quando vemos expostos produtos limitados. Muitas das vezes estes produtos ainda têm bastante stock, mas estudos indicam que as pessoas têm mais tendência para pegar neles por ser limitados, do que se estivessem à venda normalmente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório