Eis os alimentos que nos fazem cheirar mal

O alho é um deles, mas está longe de ser o único alimento a provocar mau odor nas pessoas.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
11/07/2016 14:34 ‧ 11/07/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Corpo

Mau hálito, urina com odor intenso, suor mal cheirosos e até mesmo chulé. Tudo isto são odores corporais comuns e que podem ter as mais variadas causas… inclusive a alimentação.

Alguns alimentos têm a capacidade de interferir com os odores do corpo humano, intensificando – na maioria das vezes para pior – os cheiros que são emanados pelas pessoas. É o que acontece com o café, diz o Buena Vida, explicando que esta bebida tem a capacidade de aumentar os níveis de suor e intensificar o cheiro.

Como é do conhecimento de todos, o alho é também um alimento que altera os odores corporais, em especial o hálito, que fica mais intenso e desagradável. A culpa é de um dos quatro compostos voláteis no alho, o sulfeto de metil-alilo (que trabalha em conjunto com os restantes três: dialil dissulfeto, dissulfeto de metil-alilo e alilo mercaptana). E como a cebola pertence à família botânica do alho, os efeitos são semelhante no hálito.

Como também já lhe tínhamos contado aqui, os espargos conseguem interferir com o odor da urina.

Embora dependa de pessoa para pessoa, o álcool pode também interferir com os odores corporais, uma vez que se trata de uma bebida que potencia a desidratação, como explica a publicação espanhola, que coloca ainda a carne vermelha entre os alimentos que nos fazem cheirar mal. Um estudo de 2006 relacionou o consumo desta proteína animal com a produção e intensificação do odor do suor.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas