Por que é que se tem 'hálito a alho' e como combatê-lo

Não chega a ser mau hálito mas dá, de facto, um hálito mau. Sabe porque o alho deixa um cheiro intenso na boca mesmo horas depois de ter sido ingerido?

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
13/10/2015 11:42 ‧ 13/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Curiosidades

É comum usar alho para confecionar alimentos ou até mesmo para lhes dar um sabor mais intenso, mas é essa mesma intensidade do alho que provoca um hálito desagradável horas depois de ter sido consumido.

Mas, por que é que se tem ‘hálito a alho’? A culpa é de um dos quatro compostos voláteis no alho, o sulfeto de metil-alilo (que trabalha em conjunto com os restantes três: dialil dissulfeto, dissulfeto de metil-alilo e alilo mercaptana).

Contudo, o seu odor intenso e sabor persistente apenas acontece quando um dente de alho é partido, o que acontece quase sempre que é usado para confecionar alimentos, lê-se no site About.

Embora a cozedura do alho diminua a intensidade do seu sabor – e do seu efeito no hálito – a verdade é que é muito difícil (para não dizer quase impossível) não ficar com ‘hálito a alho’ depois de o consumir, uma vez que assim que o alho é cortado, o sulfeto de metil-alilo é absorvido pela região gastrointestinal e, depois, entra na corrente sanguínea, sendo apenas expelido por alguns órgãos, como os rins, pulmões e pele (daí a dificuldade em tirar o cheiro a alho das mãos depois de o cortar).

Embora não exista uma fórmula ‘cientificamente provada’ que sugira como eliminar o hálito a alho, a ingestão de leite ou de salsa crua pode ajudar a atenuar o cheiro que sai de dentro da boca. A maçã e o espinafre podem também ser boas alternativas.

Estes quatro alimentos possuem enzinas que ajudam a aniquilar os compostos voláteis presentes no alho, em especial o que dá origem ao cheiro e ao sabor intenso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas