Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Sutiã e cancro da mama. O que a ciência tem a dizer

A relação entre o uso de sutiã e a probabilidade da mulher desenvolver cancro da mama é já longa, mas há muitos médicos que continuam reticentes.

Sutiã e cancro da mama. O que a ciência tem a dizer
Notícias ao Minuto

11:00 - 29/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O sutiã é um item diário e indispensável para muitas mulheres e o seu uso é considerado totalmente seguro, embora deva ser adaptado ao tipo de peito e às necessidades de cada uma.

Porém, em 1991, surgiu uma associação que até hoje perdura e que continua a dividir médicos e especialistas. À data, um estudo publicado no European Journal of Cancer relacionava o uso do sutiã a um risco de cancro da mama, tendo sido defendido que as mulheres na menopausa que não haviam usado esta roupa íntima corriam um risco 50% menor.

Mas, existe mesmo de cancro na mama associado ao uso de sutiã? A ciência divide-se. Numa publicação feita no site da revista Self, a jornalista Korin Miller passa a pente fino tudo o que a ciência detetou sobre esta relação e a conclusão não é muito concreta: Embora não tenham sido encontradas evidências científicas nos estudos realizados mais recentemente, há quem continue a desaconselhar o uso contínuo de sutiã, especialmente à noite e ao dormir.

São muitas as teorias que defendem que o uso de sutiã não deixa o seio respirar, provocando uma acumulação de toxinas que causam cancro, algo que a médica Homayoon Sanati – do MemorialCare Breast Cancer, nos Estados Unidos – considera sem fundamento e sem sentido, uma vez que, defende, “a maioria dos cancros da mama acontecem no quadrante superior do peito”, uma zona que, por norma, não esté em contacto constante com o sutiã.

Também o diretor de oncologia dos centros médicos de New Jersey, Michael Kane, defende que “não existe qualquer ligação comprovada” entre o sutiã e o cancro e que as mulheres devem preocupar-se com outros fatores de desenvolvimento da doença e que são bem reais, como as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, o estilo de vida, a menopausa tardia, a obesidade e a densidade das mamas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório