Jamie Koufman e Jordan Stern são os autores do livro ‘Dropping Acid: The Reflux Diet Cookbook & Cure’, uma obra que revela como é possível evitar o mal-estar provocado pelo processo natural da passagem do conteúdo gástrico para o esófago. E tudo depende daquilo que comemos.
Enquanto alguns alimentos conseguem provocar sintomas mais recorrentes e severos de azia, outros mostram-se eficazes no alívio do mal-estar e na prevenção do ardor e calor provocado por este processo.
Conta a revista Health que a aveia – conhecida por absorver a acidez de outros alimentos – é uma das opções mais certeiras, tal como o gengibre, embora este deva ser consumido com moderação.
O consumo de alimentos à base de aloe vera e ainda de saladas todos os dias é também recomendado pelos dois médicos que escreveram o livro e que destacam que as folhas verdes podem ser consumidas à vontade, enquanto o tomate e a cebola devem ser evitados, uma vez que podem potenciar a acidez. O aipo e os vegetais verdes são também opções a ter em conta.
Embora a banana seja um alimento frequentemente recomendado a pessoas com problemas de azia, os autores salientam que este fruto exerce também com facilidade o efeito oposto, sendo importante o aconselhamento médico antes do consumo. Já a meloa é quase sempre uma boa opção pelo seu pH (6,1).
O funcho não só é bom para prevenir a azia, como funciona ainda como um protetor de estômago, diz a publicação que acrescenta ainda o peru, o frango e o peixe à lista de alimentos.
Com ou sem excessos alimentares à mistura, veja aqui e aqui algumas dicas importantes.