Rabanadas, filhoses, sonhos, bolo-rei, pão-de-ló, leite-creme, azevias e tantos outros doces. O Natal é uma das épocas mais gulosas do ano e aquela em que mais excessos se cometem.
Nos dias seguintes a esta festividade é normal começarem a surgir alguns sintomas de azia, resultante da acidez do estômago. De acordo com o Portal da Saúde, o refluxo ácido consiste na subida do conteúdo do estômago (ácido) para o esófago, sem que haja vómito e depois do Natal é bastante comum que tal aconteça.
Mas existem formas de atenuar estes sintomas. Depois de conversar com alguns especialistas, a Fox News listou os sete truques mais eficazes para aliviar os sintomas de azia e para evitar que o mal-estar volte a acontecer nas festas do Ano Novo.
1. Comer porções menores – depois do jantar de Consoada e do almoço de Natal, é recomendado que se comam doses menores para evitar que a azia se torne mais intensa. Dizer ‘não’ aos doces fritos do Natal é também aconselhado.
2. Evitar os potenciadores de azia – o refluxo ácido é comum ao longo do ano e, por isso, é importante as pessoas conhecerem os alimentos que podem, à priori, provocar a acidez e azia. Evitar esses alimentos nos dias após as festas é o ideal.
3. Beber pouco – entre o Natal e a passagem para o novo ano, é recomendado que se evitem as bebidas alcoólicas ou que estas sejam ingeridas em menores quantidades.
4. Não beber café após as refeições – seja nos dias seguintes ao Natal ou até mesmo nos dias de festa, o café depois das refeições deve ser evitado, sob a pena de intensificar a sensação de azia.
5. Optar por antiácidos – nos casos de azia contínua e intensa, deve-se visitar um médico e procurar um antiácido que alivie os sintomas.
6. Não dormir depois das refeições – principalmente depois do jantar e almoço de Ano Novo. Dormir pode desacelerar o processo de digestão e provocar azia.
7. Dar um passeio – também já a pensar nos abusos alimentares do Ano Novo, fica a dica para começar o dia 1 de janeiro com um passeio depois da refeição.