Os remédios naturais mais eficazes a combater bactérias

As infeções bacterianas têm tanto de comuns como de perigosas. Veja quais os remédios caseiros que deve incluir no dia-a-dia para prevenir males maiores.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
16/05/2016 12:05 ‧ 16/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, defende que o combate às infeções bacterianas pode estar no uso de alguns remédios caseiros, como o mel ou a cerveja.

À BBC, um dos docentes da universidade britânica diz que “há muito que aprender com a história” e que as mezinhas caseiras dos tempos das nossas avós não devem cair no esquecimento, uma vez que podem ser tão ou mais eficazes do que algumas terapias ou fármacos.

De acordo com a faculdade, o mel não serve apenas para adoçar os alimentos de forma menos penosa para a saúde. Durante milhares de anos, este produto foi usado como antibiótico em pacientes que tinham infeções e os investigadores de Cardiff conseguiram mesmo provar o poder antibacteriano deste alimento.

Mas também o lúpulo da cerveja é um aliado no combate às infeções provocadas por bactérias, assim como o chá, que é rico em polifenois, uma substância antioxidante que atua beneficamente no organismo e na luta contra as bactérias que colocam a saúde em causa.

Embora os chás no geral sejam uma boa escolha, “o chá verde do leste do Quénia foi o mais eficiente”, diz Les Baillie, um dos investigadores responsáveis pelo estudo.

Usadas em vários fármacos (incluindo aqueles que atuam contra o cancro), as esponjas marinhas são outro dos remédios naturais que os investigadores destacam, uma vez que conseguem criar “potentes moléculas” capazes de matar as células prejudiciais, lê-se no site da BBC.

Para os investigadores, as conclusões a que chegaram podem dar origem à criação de fármacos mais naturais e eficazes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas