Seis coisas que eram baratas e que agora são quase um 'luxo'

Se em tempos as sementes eram vendias ao desbarato, agora são um verdadeiro manjar dos deuses pelo custo que têm.

Seis coisas que eram baratas e que agora são um luxo

© iStock

Daniela Costa Teixeira
09/05/2016 18:10 ‧ 09/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Quotidiano

Os dias de hoje estão repletos de modas e fundamentalismos que fazem de determinados objetos e alimentos verdadeiros protagonistas do dia-a-dia.

É o caso das caixas de madeira. Se em tempos eram compradas ao desbarato ou até mesmo conseguidas sem qualquer custo, agora – e muito à boleia da moda de usá-las na decoração de interiores ao estilo ambientalista – são um verdadeiro luxo, diz o El País. E quanto mais velhas e gastas, mais vintage… e mais caras.

Também as sementes são um exemplo da mudança de tempos. Diz a publicação espanhola que estas pequenas pérolas alimentares sempre existiram e sempre foram comercializadas, mas não como nos dias de hoje. A partir do momento em que se tornaram peças centrais da alimentação saudável, as sementes e bagas passaram a ser comercializadas a altos preços.

O mesmo acontece com o pão, cada vez mais complexo e mais caro. O tradicional papo seco feito com farinha, água e sal deu origem a pães de todos os feitios: beterraba, alfarroba, nozes, passas, abóbora, cereais, sementes, centeio, mistura, sem glúten, com poucos hidratos de carbono. Lembra-se do tempo em que comprava o pão por meia dúzia de tostões? Pois bem, agora pode não conseguir comprar por menos de 35 cêntimos em algumas padarias.

Mas o pão não é o único exemplo alimentar. Os queques reinventaram-se e deram origem aos cupcakes. E não foi apenas o aspeto que mudou, também o preço é diferente e bem maior. As cervejas artesanais também passaram a ser um verdadeiro luxo para algumas carteiras.

As bicicletas de decoração são outro dos exemplos de objetos que passaram a custar muito mais agora.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas