Os dias de hoje estão repletos de modas e fundamentalismos que fazem de determinados objetos e alimentos verdadeiros protagonistas do dia-a-dia.
É o caso das caixas de madeira. Se em tempos eram compradas ao desbarato ou até mesmo conseguidas sem qualquer custo, agora – e muito à boleia da moda de usá-las na decoração de interiores ao estilo ambientalista – são um verdadeiro luxo, diz o El País. E quanto mais velhas e gastas, mais vintage… e mais caras.
Também as sementes são um exemplo da mudança de tempos. Diz a publicação espanhola que estas pequenas pérolas alimentares sempre existiram e sempre foram comercializadas, mas não como nos dias de hoje. A partir do momento em que se tornaram peças centrais da alimentação saudável, as sementes e bagas passaram a ser comercializadas a altos preços.
O mesmo acontece com o pão, cada vez mais complexo e mais caro. O tradicional papo seco feito com farinha, água e sal deu origem a pães de todos os feitios: beterraba, alfarroba, nozes, passas, abóbora, cereais, sementes, centeio, mistura, sem glúten, com poucos hidratos de carbono. Lembra-se do tempo em que comprava o pão por meia dúzia de tostões? Pois bem, agora pode não conseguir comprar por menos de 35 cêntimos em algumas padarias.
Mas o pão não é o único exemplo alimentar. Os queques reinventaram-se e deram origem aos cupcakes. E não foi apenas o aspeto que mudou, também o preço é diferente e bem maior. As cervejas artesanais também passaram a ser um verdadeiro luxo para algumas carteiras.
As bicicletas de decoração são outro dos exemplos de objetos que passaram a custar muito mais agora.