Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Por que deve começar a fazer o pino

Andar ‘de pernas para o ar’ não é apenas uma coisa de miúdos. Conheça os benefícios deste exercício e os melhores truques para o conseguir fazer.

Por que deve começar a fazer o pino
Notícias ao Minuto

08:00 - 19/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Se em tempos de escola era daqueles miúdos que andava sempre a fazer o pino, fique a saber que a sua saúde só tem a ganhar se trouxer este hábito para a vida adulta.

Fazer o pino não é um dos exercícios mais complexos (pode mesmo ser feito com a ajuda de uma parede) e permite descomprimir a coluna vertebral, aumentando a consciência espacial, como indica ao The Wall Street Journal o instrutor de yoga Matt Giordano.

Segundo o especialista, fazer o pino ajuda também a desenvolver os músculos corretos, especialmente se o equilíbrio for feito com uma mão (algo que se consegue com algum tempo de treino). Mas, o que é preciso saber para se fazer o pino da forma mais correta?

Em primeiro lugar, Giordano diz que “90% do balaço fica à mercê das mãos”, isto é, é nas mãos que deve residir a força inicial e a que vai permitir levantar os pés do chão, de forma a que a anca fique em linha reta com os ombros. Os dedos devem ser usados como pilar de concentração de força, diz o instrutor de yoga, salientado que é a convergência entre a força exercida pelas mãos e pelos dedos que cria “estabilidade”.

Manter os cotovelos retos (mas não totalmente, sob a pena de provocar lesões) ajuda a tonificar os tríceps e permite que se concentre uma boa parte da força nos ombros, o que aumenta ainda mais a estabilidade.

O recurso de uma parede nas primeiras tentativas de fazer o pino é sempre uma opção viável, mas Matt Giordano deixa o alerta: há que evitar usar a parede quando se tende a deixar a coluna arqueada quando se está de pernas para o ar. Ter a ajuda de uma pessoa é a melhor forma de ganhar a confiança suficiente para fazer o pino sem qualquer apoio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório