Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Há uma nova esperança para quem sofre de enxaquecas

Uma terapia em fase final de estudos mostrou-se eficaz a combater a dor de cabeça severa. Será o primeiro remédio criado especificamente para prevenir a enxaqueca.

Há uma nova esperança para quem sofre de enxaquecas
Notícias ao Minuto

07:01 - 15/04/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Hoje, em todo o mundo, pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca. A doença é incurável e traz muito sofrimento.

A Organização das Nações Unidas classificou a doença entre as cinco mais incapacitantes, ao lado de tetraplegia, depressão, psicose e demência. Mas pode haver uma boa notícia a caminho: pela primeira vez na história da medicina há uma terapia que se mostra eficaz a prevenir as dores de cabeça severas.

Estudos conduzidos por quatro empresas farmacêuticas, publicados recentemente na revista The Lancet, revelaram um promissor mecanismo de ação específico contra um alvo que desencadeia a doença.

Esta droga em fase final de investigação – estudos deverão concluir no próximo ano - é um anticorpo monoclonal, uma molécula produzida em laboratório capaz de chegar ao seu destino sem provocar efeitos secundários no organismo.

O medicamento bloqueia um composto químico cerebral, o CGRP – substância liberada pelo nervo trigémeo, estrutura que se estende por quase toda a cabeça, com efeito vasodilatador e inflamatório.

Uma questão genética faz com que o cérebro do ‘portador’ da enxaqueca seja hipersensível a estímulos como longos períodos de jejum ou de stress e, por isso, as quantidades de CGRP liberadas são mais elevadas, provocando a enxaqueca. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório