Porque deve parar de apertar as borbulhas

Não mexer é sempre a melhor opção.

Porque deve parar de apertar as borbulhas

© iStock

Daniela Costa Teixeira
30/03/2016 18:00 ‧ 30/03/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Cuidados

Na presença de uma borbulha, o melhor é mesmo ignorar… ou, pelo menos, não apertar.

As borbulhas surgem à boleia da produção excessiva de óleos naturais na pele, da presença de bactérias ou da quantidade irregular de células mortas. Estes fatores atuam negativamente nos poros abertos, tapando-os e deixando-os infetados.

Segundo o dermatologista norte-americano Cameron Rokhsar, apertar ou espremer uma borbulha (ou ponto negro) pode fazer com que o resultado seja pior, uma vez que a pressão colocada sob a zona afetada pode aumentar o risco de infeção e causar danos na pele que dificultem o processo de cicatrização.

Ao site The Conversation, o médico explica que as borbulhas nada mais são do que um “saco” que está dentro da pele e que contém sebo, bactérias e células mortas. Ao espremer esse mesmo “saco”, uma parte do seu 'conteúdo' sai, enquanto a outra fica armazenada na pele, como se tivesse sido empurrada – o que agrava a situação e aumenta o risco de infeção.

“Espremer espinhas não vai torná-las menos perceptíveis, na verdade, só irá incentivar a irritação, o que coloca a pele em risco de infeção e de futuras cicatrizes de acne, que são mais permanentes e difíceis de tratar”, diz, salientando que o hábito de apertar as borbulhas faz com que a pele fique mais escura nesses locais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas