Assim que se levanta o tom de voz ou que se tenta dar a conhecer a firmeza dos argumentos, a pele começa a dar sinais. O vermelhão surge e espalha-se por todo o rosto e, por vezes, também pelo pescoço.
Durante uma discussão, é comum algumas pessoas ficarem vermelhas porque estão irritadas e há uma simples justificação para este fenómeno. Como mostra o vídeo acima, da conta do YouTube SciShow, o stress imediato durante uma conversa mais intensa faz com que o sistema nervoso comece a entrar em estado de defesa, criando alertas que ativam a resposta de luta ou fuga (algo que acontece também quando estamos numa situação de perigo, como lhe mostramos aqui).
Assim que a conversa fica mais acesa, o sistema nervoso emite mais sinais de alerta e o coração começa a acelerar, os vasos sanguíneos a dilatar e o fluxo sanguíneo a aumentar, fatores que impulsionam o vermelhão no rosto e noutras partes do corpo.
Mas não é apenas em momentos de raiva ou irritação que uma pessoa tende a ficar vermelha. Situações de embaraço, vergonha, stress, medo e nervosismo têm o mesmo efeito no sistema nervoso, aumentando o fluxo sanguíneo do rosto.