Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Selo do café português chega às bocas do mundo

Acaba de nascer um selo para dar destaque às características únicas do café expresso português.

Selo do café português chega às bocas do mundo
Notícias ao Minuto

13:48 - 17/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Identidade

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) apresentou hoje o novo selo de denominação do café expresso português.

O selo 'Portuguese Coffee - blends of stories', apresentado hoje no Porto durante o 'X Encontro Nacional dos Profissionais do Sector do Café' poderá ser incluído nas embalagens das marcas portuguesas de café (empresas de torrefação que operem em Portugal) e pretende ajudar a diferenciar o café expresso português das bebidas expresso de outras origens.

Ao Lifestyle ao Minuto a secretária geral da AICC, Cláudia Pimentel, explica que apesar de o café não ser produzido em Portugal (à exceção de uma pequena produção nos Açores), a torra que é feita aqui na sua transformação é bastante distinta.

O processo de torrefacção feito em Portugal em diferente do processo italiano, por exemplo. Cláudia explica que aqui se faz uma torra média a escura e que por isso “o café português tem mais corpo, mais doçura e menos acidez”. E, na própria chávena, “tem mais creme e o próprio creme é mais claro”.

Este selo vem, portanto, trazer para as empresas exportadoras a possibilidade de “evidenciar uma garantia deste café” e a própria identidade do café e para os consumidores, sobretudo os dos mercados internacionais, permite-lhes "reconhecer facilmente as características específicas do café português", em termos sensoriais e em termos sociais, e "divulgar a sua especificidade e identidade histórica".

Cláudia comenta que os seis milhões de portugueses espalhados pelo mundo poderão assim reconhecer facilmente o café português e os estrangeiros “que provam e adoram” também poderão procurar “a identidade do nosso café lá fora”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório