E a ciência lá desvendou o motivo para a cara de desdém das mulheres

Está a ver aquela cara que as mulheres fazem a dada altura de uma conversa ou a cara que estão a fazer enquanto lêem este texto? Pois bem, a ciência já sabe porque o fazem.

Notícia

© Reuters

Daniela Costa Teixeira
03/02/2016 18:15 ‧ 03/02/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Em inglês diz-se Resting Bitch Face, ou simplesmente, Bitchy Face. Em português, pode-se dizer que é ‘aquela’ cara das mulheres, aquela expressão facial que fazem a dado momento de uma conversa.

Está a ver a Victoria Beckham e a Kristen Stewart? Está a imaginar a cara que comummente fazem perante as objetivas? É disso que falamos. (Também pode imaginar o Kanye West).

Jason Rogers e Abbe Macbeth, investigadores de comportamento na Noldus Information Technology, decidiram estudar esta expressão facial.

Para tal, recorreram a um software de reconhecimento facial, o FaceReader. Com base num catálogo de mais de dez mil imagens, esta ferramenta é capaz de atribuir uma expressão a qualquer fotografia, baseando-se em oito expressões humanas: a felicidade, a tristeza, a raiva, o medo, a surpresa, a aversão, o desprezo e a neutralidade.

A neutralidade é o sentimento mais comum entre os rostos inexpressivos, contudo, quando é feita a tal cara de desdém há um sentimento que se destaca: o desprezo.

E tal desprezo surge com um pequeno (leia-se, mínimo) desvio do lábio e um ligeiríssimo cerrar de olhos, como se a pessoa estivesse a tentar sorrir, lê-se na conclusão do estudo.

Agora quando vir uma imagem de Kanye West, Kristen Stewart ou Victoria Bechkam numa passadeira já sabe o que estão a sentir: desprezo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas