Nunca a lancheira de mão foi tão popular como nos últimos anos. E se à moda da marmita se juntar a tendência da alimentação saudável podemos estar perante um dos melhores fenómenos dos últimos tempos. Mas, como é que se prepara uma marmita saudável?
Alan Kohll, especialista em alimentação, revela ao Huffington Post tudo o que é preciso para se preparar uma marmita colorida, nutritiva e repleta de saúde.
Em primeiro lugar, destaca Kohll, a marmita não deve ser vista como mais uma tarefa ou mais um motivo de stress. Pelo contrário: deve ser uma forma de economizar tempo e paciência. Como? Fazendo uma maior quantidade de comida ao jantar e levar parte ao almoço.
Planear as refeições – e, quem sabe, dedicar a tarde de domingo a confecioná-las a dividi-las em doses – e preparar as marmitas cedo, isto é, na noite anterior, são duas formas de saber exatamente o que leva e de não perder tempo pela manhã.
Uma marmita saudável requer, ainda, um recipiente de qualidade, sendo os de vidro os mais adequados. Levar talheres, guardanapo e escolher uma lancheira que preserve o frio são fatores fundamentais.
Levar sempre uma garrafa de água, não esquecer de incluir uma ou duas peças de fruta e adicionar verduras, legumes e sementes ao que sobrou da refeição anterior são truques que não só tornam a marmita mais saudável, como tornam o hábito de levar o almoço de casa menos aborrecido.