Do bacalhau com todos, ao peru, passando pelo bolo-rei e o pão-de-ló não esquecendo os doces fritos e repletos de açúcar que enchem qualquer mesa. O Natal é uma das épocas em que mais tentações se destacam, mas não são apenas os portugueses que dão valentes ‘facadas’ na dieta nesta época festiva.
No que toca a calorias, um ranking do médico Wayne Osborne – para o site treated.com – coloca Portugal na quarta posição entre os países com uma ceia de Natal mais calórica.
Depois de analisar 28 países em todo o mundo, este médico listou os países mais pecadores nas festividades, sendo os Estados Unidos aqueles que mais calorias ingerem. A consoada norte-americana ‘oferece’, em média, 3.291 calorias a cada pessoa. Segue-se o Reino Unido, com uma média calórica d 3.289 calorias/pessoa.
O pódio fica completo com a França, em que a refeição feita no dia 24 de dezembro equivale a 3.2017 calorias. Em Portugal, a junção do bacalhau com todos e de tantos doces típicos que vão da aletria, às filhoses, passando pelos sonhos e pelas azevias equivale a nada mais, nada menos do que 3.209 calorias ingeridas por pessoa.
Na lista dos países com Consoadas de Natal mais calorias encontram-se ainda – e por ordem classificativa – a Alemanha, o Brasil, a Espanha, a Bélgica, a Dinamarca, a Croácia, a Holanda, a Itália, a Roménia, a Austrália e a Polónia.
Ainda no leque das duas mil calorias por pessoa na noite de Consoada estão a Sérvia, o Canadá, a Hungria, a Suécia, a Áustria, a Islândia, a Ucrânia, a Noruega, a Finlândia e Malta.
No final do ranking estão a República Checa, com 1.940 calorias consumidas por pessoa, a Lituânia (1.885 calorias) e o Japão, com 1.400 calorias ingeridas na noite de 24 de dezembro.
E se estes números são, por si só, assustadores, é importante lembrar que a 'dose' de excessos do dia 24 repete-se a partir do almoço do dia 25.